Problema com lixo às margens da SC 163 é recorrente há vários anos e não teve solução com várias medidas adotadas pelo poder público.
Conforme o Secretário de Administração de Itapiranga, Luis Borscheid, o município decidiu fazer a retirada das lixeiras e implantar um jardim no acesso a comunidade de linha Popi, as margens da SC 163, no interior do município.
Por vários anos o espaço foi usado como depósito de resíduos gerados por moradores de várias comunidades, criando um problema que gerava constantes reclamações. O Secretário menciona ainda que existem empreendimentos turísticos na comunidade e o acesso deve ser um cartão postal e não um local de depósito de lixo de forma inadequada.
Luis Borscheid lembra que foram feitas várias tentativas de solucionar o problema com instalação de novas lixeiras, realização de campanhas de conscientização e recolha mais frequente dos materiais. O problema ganhava maiores proporções devido à falta de contribuição das pessoas com descarte irregular, sem respeitar as orientações sobre dias de coleta e tipos de materiais que eram aceitos no local.
Conforme o Secretário de Administração, por se tratar de uma área verde, o município fez preenchimento com terra e vai usar o espaço para o plantio de grama, flores e trabalho de ajardinamento. Luis Borscheid destaca ainda a colocação de placas de orientação sobre a proibição de depositar lixo. Ele comenta que era comum ter acúmulo de eletrodomésticos, eletrônicos e outros materiais que não fazem parte da recolha seletiva. O local faz parte da Faixa de Domínio do Deinfra.
O município também vai instalar sistema de videomonitoramento, com objetivo das câmaras de vigilância inibir ações irregulares, além de identificar os responsáveis. Luis Borscheid destaca que estas ações podem ser enquadradas como crimes e alerta a população para os cuidados necessários. O Secretário de Administração diz que o destino do lixo é de responsabilidade de quem produz e Itapiranga possui locais adequados com recolha constante.
Fonte: Portal Peperi
PM recupera veículo furtado e prende suspeito após perseguição em São Miguel do Oeste
PM recupera em Maravilha veículo furtado durante a madrugada em Tigrinhos
PM prende quatro pessoas e apreende drogas em bar de Maravilha
Três pessoas são presas após PM recuperar veículo furtado no Paraná na BR-282
Mulher fica ferida após sofrer queda de motocicleta em Campo Erê
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em São Miguel do Oeste
Balsa retoma travessia na manhã deste domingo em Itapiranga
Internacional vence a Chapecoense na Arena Condá e quebra jejum de 10 partidas no Brasileirão
Microexplosão provoca danos em comunidades do interior de Guaraciaba
APAS realiza primeiro bingo e reúne mais de 600 pessoas em São Miguel do Oeste
JCI realiza mutirão de limpeza em cerca de dez pontos de São Miguel do Oeste
PM apreende 109 garrafas de vinho argentino em rodoviária de Dionísio Cerqueira