Uma campanha de vacinação antirrábica será realizada neste sábado, 14, em Iporã do Oeste. A ação é uma parceria da ONG ASANIO com o curso de Medicina Veterinária da Uceff de Itapiranga e será realizada no pátio ao lado da Farmácia Santa Inês.
De acordo com o professor e coordenador do curso, Ramiro Bonotto, o objetivo é prevenir a raiva nos animais domésticos, visto que ela é uma doença grave que ainda causa preocupação pela alta taxa de mortalidade, principalmente quando acomete cães e gatos.
Além disso, o professor observa que a raiva é uma zoonose e pode ser transmitida dos animais para os seres humanos, através de mordidas e lambeduras. Bonotto destaca que a vacinação antirrábica é destinada para os pequenos animais domésticos, tanto da cidade, quanto do interior.
Ramiro Bonotto observa que os animais das áreas rurais possuem maior probabilidade de contato com os animais silvestres, que favorecem a transmissão da raiva.
O coordenador do curso de Medicina Veterinária da Uceff de Itapiranga lembra que a vacina contra a raiva pode ser aplicada em cães e gatos acima de quatro meses de vida.
Após a primeira aplicação, é feito um reforço anual. Ramiro Bonotto lembra que a vacinação terá um custo de vinte reais tanto para cães como gatos.
O professor e coordenador do curso de Medicina Veterinária da Uceff de Itapiranga salienta aos tutores para que levem a carteirinha de vacinação para avaliação dos profissionais e para receberam orientações sobre a saúde dos seus animais domésticos. Caso o pet ainda não possua a carteirinha, a mesma será fornecida pela equipe.
Ramiro Bonotto destaca que animais que estiverem apresentando sintomas como vômito, diarreia e febre no dia da campanha, não receberão a aplicação da vacina.
Fonte: Portal Peperi
Postos de combustíveis de Itapiranga registram falta de óleo diesel comum
ACEPRO promove brechó solidário neste sábado em São José do Cedro
CASAN orienta moradores sobre limpeza de fossas em Descanso
Vereadores pedem reforço na iluminação do trevo da BR-282 com a SC-163
Bolsonaro está em UTI com broncopneumonia bacteriana, diz boletim
STF forma maioria para manter prisão de Vorcaro
Corpo de homem seminu é encontrado em frente à residência, em Iporã do Oeste
Cine Peperi faz promoção especial para o filme “Pânico 7” em São Miguel do Oeste
Fux acompanha Mendonça e STF tem dois votos para manter Vorcaro preso