O Conselho de Proteção e Defesa Civil juntamente com a Administração Municipal de Iporã do Oeste, realizou na tarde da última segunda feira, 24, uma reunião com a Defesa Civil, Casan e demais autoridades locais, para discutir a possibilidade de decretar estado de emergência no município em razão da estiagem que vem afetando toda a região.
A reunião foi coordenada pelo coordenador da Defesa Civil e Secretário de Saúde do município Oldair Schmitz, e contou com a participação de representantes da agricultura, já que o setor agrícola tem sido o mais afetado pela seca.
Conforme o prefeito de Iporã do Oeste, as preocupações com a falta de água e o impacto na produção agrícola e pecuária se intensificaram, devido às previsões de chuvas para o final de semana não terem se confirmado. Barth destaca que o município ainda não decretou situação de emergência pelo fato de não haver informações suficientes.
Michel destacou em entrevista que a Epagri juntamente com o setor de agricultura está fazendo um levantamento detalhado até essa quarta feira, 26, sobre as perdas nas lavouras e no setor agrícola, o que deve ajudar a administração municipal a tomar a decisão em decretar ou não o estado de emergência.
O prefeito Michel Barth salientou que uma nova reunião foi agendada para a próxima sexta-feira, 28, quando se espera ter um panorama mais preciso da situação, com base no levantamento das perdas e na possibilidade de chuvas nos próximos dias.
O prefeito destacou a importância de ter dados técnicos que justifiquem a adoção do decreto. Michel Barth disse que a principal vantagem no decreto de emergência é a facilidade em buscar recursos com o governo e a implementação de ações para auxiliar os agricultores e pecuaristas afetados pela seca.
Enquanto a definição do decreto não acontece, a administração municipal já está tomando medidas para minimizar os impactos da estiagem.
Conforme o prefeito Michel Barth, atualmente, seis caminhões estão realizando o transporte de água para 33 propriedades rurais, e um caminhão específico está abastecendo as associações com água potável./ Barth menciona que o número de propriedades atendidas tem aumentado, e no momento 111 famílias estão recebendo água potável.
O prefeito também fez um alerta à população sobre a importância da economia de água. Embora o abastecimento de água da cidade ainda não tenha sido comprometido, Michel Barth reforçou que a população deve se conscientizar e evitar desperdícios. A Casam já está monitorando a situação do abastecimento da cidade, que depende da água do Rio Macaco.
Fonte: Portal Peperi
Epagri identifica enfezamento da cigarrinha do milho em lavouras da região
Tarifa de pedágio sobe para R$ 5,90 em quatro praças da BR-101 em SC
PGR defende retirada de sigilo de processo sobre pagamentos de Vorcaro
Mulher morta em Maravilha é identificada; marido é preso suspeito do crime
Som alto termina com equipamentos apreendidos pela PM em São José do Cedro
Motorista de aplicativo morre após colisão na BR-282 em Maravilha
Polícia Civil autua motorista por tentativa de homicídio após colisão na BR-163
Fachin avalia antecipar voto sobre investigação contra Moraes no STF
Comércio de Itapiranga registra um a cada cinco consumidores em situação de inadimplência
Polícia suspeita de incêndio criminoso em veículo em Dionísio Cerqueira
Duas mulheres são presas por tráfico de drogas em SMO
Identificado jovem de 23 anos que morreu em acidente na SC-161 em Romelândia