O Instituto Federal de Santa Catarina é o melhor instituto federal do Brasil em um ranking do Ministério da Educação divulgado nesta semana. A instituição registrou a maior pontuação no Índice Geral de Cursos que avalia a qualidade das graduações em faculdades e universidades do país. Pela sexta vez, o IFSC é o primeiro colocado entre as entidades da rede federal voltadas ao ensino profissional e tecnológico.
O ranking faz parte dos indicadores de qualidade da educação superior no Brasil e considera os resultados a partir do Enade 2021, além de outras pesquisas feitas com a comunidade acadêmica há dois anos.
O IFSC obteve 3.349 pontos no IGC, entrando na faixa da pontuação 4. Durante o triênio de pesquisa, foram avaliados 24 cursos de graduação. Considerando o ranking geral, incluindo universidades e faculdades públicas e privadas de todo país, a instituição ficou na 189ª colocação.
A segunda colocada entre os institutos federais foi a unidade do Rio Grande do Sul, na 230ª posição geral. O IFRS obteve 3.285 pontos no IGC e também foi incluído na faixa da pontuação 4.
A Universidade Federal de Santa Catarina foi a melhor colocada entre as instituições do estado no ranking do MEC. Na 4ª posição entre as universidades públicas federais e na 17ª colocação geral, a UFSC recebeu 4.197 pontos, entrando na faixa 5.
Já a Universidade do Estado de Santa Catarina está no 87º lugar na lista geral com todas as instituições do país e recebeu 3.640 pontos, também na faixa 4. A avaliação contabilizou 39 avaliações de graduações.
Dos 2.130 cursos de instituições públicas federais com o Conceito Preliminar de Curso divulgado, 1.266 tiveram o desempenho na faixa 4 e 62 na faixa 5. Enquanto isso, os cursos das instituições privadas com fins lucrativos atingiram, em sua maioria, o conceito 3 do indicador: 1.199 cursos de 2.106 resultados divulgados.
Com relação à modalidade de ensino, foi observado que os cursos presenciais tiveram uma distribuição semelhante entre as faixas de desempenho 3 e 4: 46,2% e 42,7%, respectivamente. Já os cursos da educação a distância ficaram concentrados na faixa 3 com 63%.
Fonte: Portal Peperi
Acampamento Farroupilha celebra a cultura gaúcha em Iporã do Oeste
Agências da Caixa têm atendimento afetado por greve no Extremo Oeste
Câmara realiza audiência pública sobre áreas de preservação em SMO
Microexplosão provoca estragos em propriedades do interior de São José do Cedro
Liquida Cedro supera expectativas e movimenta comércio durante o fim de semana
Grupo de Cavalarianos e CTG promovem 10º Acampamento Farrapo em SMO
Sindicato Rural de Itapiranga amplia benefícios aos associados
FEMUSMO define classificados da Categoria Estudantil em SMO
Epagri identifica enfezamento da cigarrinha do milho em lavouras da região
Tarifa de pedágio sobe para R$ 5,90 em quatro praças da BR-101 em SC
PGR defende retirada de sigilo de processo sobre pagamentos de Vorcaro
Mulher morta em Maravilha é identificada; marido é preso suspeito do crime