O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) abriu inscrições até 7 de maio para 64 cursos técnicos em 15 câmpus do estado, com ingresso no segundo semestre de 2026. Ao todo, são mais de 2,4 mil vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio, para quem já concluiu ou ainda cursa essa etapa de ensino.
Os candidatos podem concorrer às vagas por três formas de seleção: prova, sorteio público e, pela primeira vez, ordem de inscrição.
As inscrições são para os câmpus em Araranguá, Caçador, Chapecó, Criciúma, Florianópolis-Centro, Florianópolis-Continente, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul-Centro, Jaraguá do Sul-Rau, Joinville, Lages, São José, São Lourenço do Oeste, Tubarão.
Inscrições
Para se inscrever, o candidato deve acessar o Sistema de Ingresso do IFSC no Portal da instituição, escolher o câmpus e o curso desejado, preencher os dados solicitados, selecionar a modalidade de concorrência e salvar o comprovante de inscrição.
Para cursos com seleção por prova, será gerado um boleto no valor de R$ 55, com pagamento até 8 de maio. Cada candidato pode se inscrever em apenas um curso por edital. Caso faça mais de uma inscrição, somente a última será considerada.
O IFSC reserva 50% das vagas para estudantes que cursaram toda a educação básica em escolas públicas, conforme o tipo de curso escolhido. Dentro do sistema de cotas, há vagas reservadas para candidatos de baixa renda, negros, indígenas e quilombolas, além de pessoas com deficiência.
No momento da inscrição, o candidato deve escolher a modalidade de concorrência. Quem optar pelas cotas precisará enviar documentos de comprovação, conforme o edital.
As modalidades
- Prova: o candidato faz um exame com 28 questões de múltipla escolha. A taxa de inscrição é de R$ 55, com possibilidade de isenção para candidatos de baixa renda, doadores de sangue e participantes do Programa Partiu IF;
- Sorteio público: todos os inscritos participam de um sorteio eletrônico, realizado em transmissão ao vivo pelo YouTube. A ordem do sorteio define a classificação. O processo é gratuito;
- Ordem de inscrição: as vagas são preenchidas conforme a ordem de inscrição. Quanto mais cedo o candidato se inscrever, maiores são as chances de ingresso. O processo é gratuito.
Fonte: G1 SC
Cães da PRF encontram 35 quilos de drogas escondidos em catalisador de carreta na BR-282
São Miguel do Oeste recebe capacitação sobre serviços municipais de atenção aos animais
Servidores de Guaraciaba terão capacitação sobre Setembro Amarelo
Fachin busca solução para crise no STF após cancelamento de sessão
Conder lança Programa 3C durante Seminário Regional de Compras
Alunos do Curso de Soldados participam de operação de fiscalização em São Miguel do Oeste
Jovens de Itapiranga realizam inspeção de saúde do exército nesta quinta-feira
Primeira Caminhada da Fé será realizada em outubro em São José do Cedro
São João do Oeste avalia mudanças no Plano Diretor
Produtores devem estar atentos a mudança na declaração do ITR em 2026
Câmara de São José do Cedro debate apoio a atingidos pelo temporal e aprova projetos
Vereadora pede informações sobre oferta do Implanon em SMO