Um tribunal espanhol condenou um homem a pagar à ex-esposa mais de 200.000 euros (cerca de US$ 213.000, R$ 1,1 milhão), resultado da adição de mais de duas décadas de salário por trabalho doméstico no período em que permaneceram casados, de acordo com uma sentença divulgada nesta terça-feira (7).
A mulher será "indenizada com 204.624,86 euros, quantificando o referido valor mediante a aplicação do Salário Mínimo Interprofissional em cada ano desde 1996", afirma a sentença de 15 de fevereiro de um tribunal de Vélez-Málaga (Andaluzia, sul), ao qual a AFP teve acesso.
A defesa da mulher explicou que o período de cálculo foi de junho de 1995 a dezembro de 2020, 24 anos e meio. No julgamento ficou provado que esta mulher, mãe de duas filhas, e casada em regime de separação de bens, se dedicou "essencialmente ao trabalho doméstico" desde que casou, "isto é, cuidando da casa e da família com tudo que isso implica", justifica a sentença.
O homem deve ainda pagar uma pensão mensal às filhas, acrescenta a sentença.
Em entrevista à rádio Cadena Ser, a mulher explicou que o marido "não queria que eu trabalhasse fora", embora ela o ajudasse a trabalhar nas academias das quais era proprietário, encarregada de "relações públicas, atuando como monitora, enfim, com tudo o que podia".
Além disso, "me dediquei exclusivamente aos afazeres domésticos, a cuidar do meu marido, a cuidar da casa". "Isso me obrigou a ter o papel específico" do trabalho doméstico, "estar em uma faixa onde eu não pudesse me mover muito", disse ela. "(Estou) muito feliz porque acho que" a sentença "foi bem merecida", resumiu.
Fonte: Portal Peperi
JCI São Miguel do Oeste celebra 40 anos com lançamento de documentário
Cantor Rick viajava para almoço com prefeito de SC quando helicóptero desapareceu durante trajeto
Granizo danifica 17 casas durante temporal em Campo Erê
Helicóptero com cantor Rick desaparece do radar durante voo na Serra Catarinense
Bombeiros fazem buscas por helicóptero desaparecido em Urubici
Polícia Civil prende avô investigado por estupro de vulnerável contra neta em Itapiranga
Junta Militar de São José do Cedro convoca 79 jovens para primeira seleção do Exército
Associação campoerense de Karatê brilha na 3ª Copa Wado Interestadual de Karatê em Mangueirinha
Junta Militar convoca jovens para seleção de 5 a 7 de outubro em SMO
CRAS I de SMO passa a atender em novo endereço no Bairro São Luiz
Temporal deixa quatro desaparecidos e provoca bloqueios na Serra Gaúcha
São José do Cedro é contemplado com carreta da Saúde da Mulher em Maravilha