Javier Milei disse, na noite deste domingo, dia 19, em seu primeiro discurso como presidente eleito da Argentina, que "hoje começa o fim da decadência da Argentina" e "começa a reconstrução [do país]". "Hoje é uma noite histórica. Começamos a virar a página da nossa história e a deixar para trás o modelo empobrecedor", disse ele no Hotel Libertador, em Buenos Aires, para onde foi após a votação para aguardar o resultado das eleições.
Milei também agradeceu a irmã, Karina, e disse que "sem ela nada disso teria acontecido". O ultraliberal, que toma posse em 10 de dezembro, também agradeceu o apoio recebido pelo ex-presidente argentino Mauricio Macri e a ex-candidata à presidente da argentina, Patricia Bullrich, que ficou em terceiro lugar na disputa eleitoral deste ano.
Milei, da frente La Libertad Avanza, venceu o segundo turno das eleições presidenciais argentinas de 2023 com aproximadamente 14,5 milhões de votos, o equivalente a 55,7% da preferência do eleitorado.
Sergio Massa, candidato da frente governista Unión por la Patria, recebeu 44,27% dos votos argentinos (11,46 milhões de votos). Massa se antecipou ao anúncio dos números e fez um pronunciamento antes das 20h reconhecendo a derrota. "Já falei com Milei, que é o presidente que a maioria escolheu", afirmou o peronista.
Dos 38,5 milhões de argentinos aptos a votar, 76,32% compareceram às urnas, ou 26,77 milhões de pessoas. Os votos em branco somaram 416.076 (1,55% do total), enquanto os votos nulos somaram 437.410 (1,62% do total); 98,93% das urnas haviam sido apuradas.
O segundo turno eleitoral foi disputado entre os dois candidatos a presidente mais votados nas eleições gerais de 22 de outubro. Naquela ocasião, o atual ministro da Economia obteve 36,7% (9.853.492 votos), e o deputado nacional, 29,9% (8.034.990 votos).
A apuração definitiva começará 48 horas após a conclusão das eleições. É realizada pela Justiça Nacional Eleitoral a partir das atas de cada mesa de votação e é o resultado oficial da eleição.
Fonte: Portal Peperi
Balsa retoma travessia na manhã deste domingo em Itapiranga
Internacional vence a Chapecoense na Arena Condá e quebra jejum de 10 partidas no Brasileirão
Microexplosão provoca danos em comunidades do interior de Guaraciaba
APAS realiza primeiro bingo e reúne mais de 600 pessoas em São Miguel do Oeste
JCI realiza mutirão de limpeza em cerca de dez pontos de São Miguel do Oeste
PM apreende 109 garrafas de vinho argentino em rodoviária de Dionísio Cerqueira
Incêndio atinge residência na área rural de Abelardo Luz
Grande público prestigia o desfile da Kerb-Fest em Iporã do Oeste neste sábado
Mulher fica ferida em acidente em Palmitos
Confira fotos e bastidores do debate da Peperi com candidatos ao Senado
Saer/Fron transfere idoso de Itapiranga para Hospital de Chapecó
Liquida Cedro movimenta Parque de Exposições e reúne comércio local