Javier Milei disse, na noite deste domingo, dia 19, em seu primeiro discurso como presidente eleito da Argentina, que "hoje começa o fim da decadência da Argentina" e "começa a reconstrução [do país]". "Hoje é uma noite histórica. Começamos a virar a página da nossa história e a deixar para trás o modelo empobrecedor", disse ele no Hotel Libertador, em Buenos Aires, para onde foi após a votação para aguardar o resultado das eleições.
Milei também agradeceu a irmã, Karina, e disse que "sem ela nada disso teria acontecido". O ultraliberal, que toma posse em 10 de dezembro, também agradeceu o apoio recebido pelo ex-presidente argentino Mauricio Macri e a ex-candidata à presidente da argentina, Patricia Bullrich, que ficou em terceiro lugar na disputa eleitoral deste ano.
Milei, da frente La Libertad Avanza, venceu o segundo turno das eleições presidenciais argentinas de 2023 com aproximadamente 14,5 milhões de votos, o equivalente a 55,7% da preferência do eleitorado.
Sergio Massa, candidato da frente governista Unión por la Patria, recebeu 44,27% dos votos argentinos (11,46 milhões de votos). Massa se antecipou ao anúncio dos números e fez um pronunciamento antes das 20h reconhecendo a derrota. "Já falei com Milei, que é o presidente que a maioria escolheu", afirmou o peronista.
Dos 38,5 milhões de argentinos aptos a votar, 76,32% compareceram às urnas, ou 26,77 milhões de pessoas. Os votos em branco somaram 416.076 (1,55% do total), enquanto os votos nulos somaram 437.410 (1,62% do total); 98,93% das urnas haviam sido apuradas.
O segundo turno eleitoral foi disputado entre os dois candidatos a presidente mais votados nas eleições gerais de 22 de outubro. Naquela ocasião, o atual ministro da Economia obteve 36,7% (9.853.492 votos), e o deputado nacional, 29,9% (8.034.990 votos).
A apuração definitiva começará 48 horas após a conclusão das eleições. É realizada pela Justiça Nacional Eleitoral a partir das atas de cada mesa de votação e é o resultado oficial da eleição.
Fonte: Portal Peperi
Relator no Conselho de Ética vota para suspender Zé Trovão e mais dois deputados por motim na Câmara
CRAS de Guaraciaba recebe grande quantidade de doações na Campanha do Agasalho
Prefeitura de SMO abre inscrições para bônus rural a partir de 1º de maio
STF aceita denúncia e torna Gustavo Gayer réu por injúria contra Lula
Três regiões de SC têm mais de 90% das UTIs ocupadas; restam apenas 26 vagas
Jorge Messias passa por sabatina no Senado em dia decisivo para nomeação ao STF
Homem é resgatado após ficar preso em pinheiro de 15 metros no interior de Campo Erê
Segunda via online da Carteira de Identidade já soma mais de mil emissões em SMO
Comarca e DPCAM terão mudanças em SMO com promoção de delegados
São João do Oeste realiza campanha para pacientes respeitarem agendamentos
Bônus Agrícola de 2025 será pago em conta aos produtores de Itapiranga
Dois lobos-guará morrem em menos de sete dias em Santa Catarina