O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) passou a adotar novos critérios para os doadores de sangue voluntários que tiveram Covid-19. A partir de agora, as pessoas que testaram positivo para a doença podem doar após 10 dias da completa recuperação. Antes, os doadores precisavam aguardar 30 dias. A mudança foi estabelecida pelo Ministério da Saúde em nota técnica para todos os hemocentros do país.
O coordenador de Captação de Doadores do Hemosc, Silvio Antônio Battistella, explicou que com aumento exponencial do número de infectados no país, a revisão das orientações previstas na Nota Técnica e a redução deste tempo para 10 dias vão auxiliar os hemocentros, especialmente diante das dificuldades em se conseguir doadores saudáveis.
Battistella reforçou ainda que os candidatos à doação de sangue que tiveram contato a um caso confirmado deverão ser considerados inaptos pelo período de 7 dias após o último contato com essas pessoas. Não apresentando nenhum sintoma, pode ser doador.
Fonte: Portal Peperi
Peça teatral “Os Sinos se Dobram por Alfredo” estreia em Itapiranga
Ministros do STF pressionam Moraes para analisar lei que pode reduzir pena de Bolsonaro
Justiça rejeita ação de improbidade contra ex-delegado-geral de SC no caso do cão Orelha
Peperi Debates analisa os desafios dos novos mandatos e o cenário político
Santa Catarina acumula projetos ferroviários, mas novas obras ainda não têm previsão
Homem é flagrado com faca escondida na cintura durante abordagem policial em Dionísio Cerqueira
Árbitro é agredido durante partida de futebol em Palma Sola
"Os votos já estão totalizados, já foram divulgados", esclarece chefe do Cartório Eleitoral
Missa de Finados será realizada às 8h30 na Igreja Matriz de SMO
Cemitério Jardim dos Ipês terá cerimônia especial no Dia de Finados
Polícia Civil apreende adolescente de 17 anos investigado por integrar facção criminosa
SC amplia Sistema Antigranizo para 27 municípios