Foi realizada na noite desta quarta feira, 07, no Centro Escolar Multiuso, a assembleia de fundação da Associação dos Autistas de Iporã do Oeste. O evento reuniu um grande número de pessoas, entre autoridades, prefeito municipal, vereadores Alexandre Barros e Nereu Barth, comissão, além de pais e familiares de crianças autistas e imprensa.
De acordo com a secretária de Educação e integrante da Comissão Provisória de Criação da Associação dos Neurotípicos, Pais e Amigos de Iporã do Oeste, Lori Loebens Dill, a entidade nasce da mobilização de pais, amigos e apoiadores da causa.
Entre os objetivos da associação estão a promoção da conscientização sobre o autismo e outros transtornos do neurodesenvolvimento, oferecer acolhimento às famílias, defender os direitos das pessoas neurodivergentes, facilitar o acesso a serviços especializados e criar uma rede de apoio entre pais e amigos.
Durante a assembleia, o vereador Nereu Barth enfatizou ao público presente, que a administração municipal de Iporã do Oeste tem garantido um recurso superior à 850 mil reais, destinado pelo presidente do Marco da Infância e Juventude, Evandro Dalmolini, para a construção da casa do autista, espaço que oferecerá atendimentos diferenciados ao público autista.
Entre os serviços previstos para a Casa dos Autistas estão atendimentos com psicólogos, psicopedagogos e professores especializados. A expectativa é de que a estrutura também gere empregos para profissionais da área da saúde e educação.
Recentemente, a Câmara aprovou a contratação de seis profissionais de apoio, medida que também contribuirá com o atendimento à causa. Embora ainda não haja previsão para o início das obras, o vereador afirmou que a Casa será estruturada com profissionais capacitados desde o início.
A ideia é avançar com o tempo e incorporar atividades como a equoterapia, conforme a demanda e os recursos forem sendo ampliados.
Fonte: Portal Peperi
Comércio de Itapiranga registra um a cada cinco consumidores em situação de inadimplência
Polícia suspeita de incêndio criminoso em veículo em Dionísio Cerqueira
Duas mulheres são presas por tráfico de drogas em SMO
Identificado jovem de 23 anos que morreu em acidente na SC-161 em Romelândia
Polícia Civil investiga feminicídio ocorrido em Maravilha
PM apreende cocaína e prende envolvidos por tráfico em SMO
Veículo recuperado em São Miguel do Oeste foi furtado por adolescente no interior de Itapiranga
Homem é preso por furto em residência e objetos são recuperados em SMO
Motorista é preso após fugir de acidente que deixou três vítimas em São José do Cedro
Homem é preso suspeito de matar companheira em Maravilha
Desentendimento entre ex-companheiros termina com danos e apreensão de faca em Palma Sola
Homem é preso por agressão e ameaça contra a esposa em São Bernardino