Governo de SC aposta no aumento da receita para bancar Universidade Gratuita

Por Riann Coletti, São Miguel do Oeste

Compartilhar
Governo de SC aposta no aumento da receita para bancar Universidade Gratuita
Imagem: Agência Brasil

O governo de Santa Catarina respondeu às duras críticas recebidas pelo Tribunal de Contas (TCE/SC) sobre o programa Universidade Gratuita. A defesa foi entregue e é baseada na argumentação de que não irá provocar prejuízo na educação básica. O Poder Executivo também aposta no aumento da arrecadação para bancar o projeto.

Na explicação, o Centro Administrativo informou que irá investir R$ 6,7 bilhões em educação básica (EB) em 2023 e R$1,2 bilhão em ensino superior, o que irá representar 82% dos recursos em EB e 18% em ES. A defesa prossegue apontando que a média de gastos entre 2019/22 foi de 14% para ES e 86% para EB e que no atual governo o investimento em ES não irá aumentar mais do que 6%.

Sobre a crítica feita pelo TCE de que não há estudo de impacto orçamentário, o governo diz que o programa será bancado pelo aumento da receita e também com o aumento da participação da Fonte 265, FUMDES, que se refere às bolsas de estudo.

O Governo apresentou, ainda, o plano de investimentos na educação básica e profissionalizante,

A Universidade Gratuita tem o objetivo de oferecer até 75 mil vagas gratuitas em nível de graduação aos estudantes catarinenses nas universidades comunitárias e de assistência social. Além da Universidade Gratuita, o Governo do Estado entregou um projeto de lei que mais que duplica os recursos atualmente destinados aos estudantes das instituições privadas.

Fonte: Portal Peperi

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi