A proposta que cria o Serviço Militar Estadual Temporário, SEMET, na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros de Santa Catarina já tramita na Assembleia Legislativa. O texto foi lido em plenário nesta terça-feira, 21, junto com a proposta que cria o plano de promoção dos militares estaduais.
No caso do projeto dos militares temporários, a ideia do governo catarinense é aumentar o efetivo aos mesmos moldes do que já ocorre no Exército Brasileiro, onde os profissionais podem ficar até oito anos sem vínculo efetivo.
Pelo projeto enviado à Alesc, o Estado prevê que até 10.172 pessoas sejam contratadas para os cargos disponíveis ao serviço temporário. As vagas disponíveis são 8.446 para a PM-SC, sendo a maioria, 6.772, para soldados. Já para o Corpo de Bombeiros Militar são 1.726. A maior parte também é para a vaga de soldado, 1.205. Todos, ao serem aprovados, precisarão passar por um curso de formação.
A proposta que será analisada pelos deputados descreve que a ideia, entre outros pontos, é "ampliar o contingente da força de trabalho em áreas com necessidades específicas, a fim de minimizar defasagens pontuais de efetivo" e "suprir necessidade de pessoal qualificado em cargos específicos, a fim de ampliar vetores de serviço em atividades-fim e atividades-meio".
Para entrar no serviço temporário, será exigido, tanto no caso dos oficiais como dos praças, curso superior de graduação. O processo seletivo simplificado será a forma de seleção pública a ser adotada para recrutamento e seleção de pessoal temporário à PMSC e ao CBMSC.
As duas corporações serão as responsáveis por definir o número de vagas e os demais detalhes para cada um dos processos seletivos, que terão dois anos de validade. Dentro das condições exigidas pelo projeto, há 28 pontos que descrevem altura, idade, entre outros pontos. Um dos exemplos é que os interessados precisam ter entre 18 e 40 anos para entrar no serviço temporário.
O projeto que cria o militar temporário e a proposta do plano de promoção dos praças efetivos vai ser discutido nesta quarta-feira, 22, em reunião conjunta das três comissões responsáveis: Constituição e Justiça, Serviço Pública e Finanças e Tributação.
A previsão é de que a votação em plenário ocorra na terça-feira da semana que vem, dia 28.
Fonte: Portal Peperi
São Miguel do Oeste cria 144 empregos em março; serviços puxam alta nas contratações
Capotamento após colisão com carro estacionado deixa motorista ferido em Guarujá do Sul
Bolsonaro é internado em Brasília para nova cirurgia
STF nega habeas corpus e mantém deputado de SC inelegível após viagem
Carro capota ao sair de pista na SC-161 em Palma Sola e deixa duas pessoas feridas
Condutor perde controle de veículo e sai da pista na SC-305
Colisão traseira entre dois veículos é registrada na SC-161 em Palma Sola e deixa apenas danos materiais
Bombeiros auxiliam em parto em casa de Itapiranga
Veículo é alvo de furto no bairro Andreatta, em São Miguel do Oeste
Palestras em escolas debatem assuntos indicados pelas famílias de Itapiranga
Após atropelamento, prefeitura retira vegetação e estuda rótula em cruzamento
Pastoral da Criança promove arrecadações de roupas para mais de 1,2 mil crianças em São Miguel do Oeste