Fifa proíbe venda de cerveja nas proximidades de estádios da Copa do Catar

Por Luiz Lerner, São Miguel do Oeste

Compartilhar
Fifa proíbe venda de cerveja nas proximidades de estádios da Copa do Catar
Foto: Pixabay

As autoridades do Catar e da Fifa anunciaram nesta sexta-feira (18) a proibição da venda de cerveja nos arredores dos estádios durante a Copa do Mundo, em um comunicado publicado apenas dois dias antes do início da competição.

"Após as discussões entre as autoridades do país-sede e a Fifa, foi tomada a decisão de concentrar a venda de bebidas alcoólicas na Fifa Fan Fest, outros pontos de encontro dos torcedores e nos locais que têm licença para a atividade, e eliminar os pontos de venda de cerveja do perímetro dos estádios da Copa do Mundo", afirma o comunicado, sem explicar os motivos da decisão.

A mudança projeta uma sombra sobre os compromissos anteriores do emirado muçulmano conservador de sediar o Mundial.

"Alguns torcedores querem tomar uma cerveja no jogo, outros não. Mas o verdadeiro problema que esta mudança ilustra é muito maior: a total falta de comunicação e de transparência do comitê organizador com os torcedores", denunciou a FSA, a associação de torcedores ingleses.

A expectativa é de que milhares de ingleses assistam na segunda-feira (21) na estreia de sua seleção no Mundial contra o Irã.

Ao serem questionadas, regularmente, sobre a recepção aos torcedores LGBTQ+ em um país onde a homossexualidade é considerada crime, as autoridades repetem que "todos serão bem-vindos sem discriminação".

O assunto também é delicado porque a marca de cerveja Budweiser é uma das principais patrocinadoras do evento há três décadas.

Em seu comunicado, os organizadores da Copa do Mundo de futebol agradecem ao grupo AB InBev, do qual a Budweiser faz parte, pela "compreensão" e explicam que a marca mantém a possibilidade de vender cervejas sem álcool no entorno e dentro dos estádios.

Durante muito tempo, a organização do Mundial manteve incertezas sobre a venda de álcool durante o torneio, algo em geral muito regulado no país, o gerou várias especulações.

No início de setembro foi confirmado que os postos de venda de cerveja abririam ao redor dos estádios três horas antes e até meia hora antes do início da partida. Deveriam, então, reabrir por uma hora após o apito final. Apenas cervejas sem álcool estarão disponíveis nos estádios.

Fonte: Portal Peperi

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi