Feriadão de Corpus Christi tem alerta para chuvas intensas com temporais em SC

Por Ricardo Orso, São Miguel do Oeste

Compartilhar
Feriadão de Corpus Christi tem alerta para chuvas intensas com temporais em SC
Foto: Wenndel Paixão, Arquivo DC

O feriado prolongado de Corpus Christi, que inicia nesta quinta-feira (19), deve ser marcado por chuvas intensas e temporais com raios e rajadas de vento em todas as regiões de Santa Catarina, segundo a Defesa Civil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas, que seguem até sexta-feira (20), para a instabilidade no estado.

O primeiro alerta iniciou na manhã desta quarta-feira (18), às 9h39min, e permanece até quinta, às 10h, com risco laranja de perigo para chuvas intensas no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Norte catarinense e parte do Sul e do Oeste. De acordo com o alerta, o acumulado de chuva ficará entre 50 e 100 milímetros ao dia, com chances de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já o segundo alerta abrange o Oeste Catarinense, a Serra e o Sul do estado, com perigo potencial das 01h00min de quinta-feira, até 23h59min de sexta-feira. A chuva pode chegar a até 50 milímetros por dia.

Previsão para cada dia

Nesta quinta-feira, uma frente fria avança e deixa o tempo instável, nublado e com condições para temporais. As temperaturas devem ficar mais amenas devido a cobertura de nuvens, chuva e umidade alta, segundo a Epagri/Ciram.

Já na sexta-feira, quando o inverno inicia no Hemisfério Sul, às 23h42min, o tempo permanece instável e com condições para temporais, que podem ter queda de granizo e chuva intensa em todas as regiões, em especial no Grande Oeste, Alto Vale do Itajaí e Litoral Sul. As temperaturas permanecerão amenas.

O fim de semana inicia no sábado (21) com a diminuição das condições para temporais, mas ainda com o tempo instável e com condições para chuvas rápidas e passageiras em alguns momentos do dia. Ao longo do dia, as temperaturas entram em declínio.

No domingo (22), as chuvas voltam a ganhar força com novas áreas de instabilidades motivadas por um centro de baixa pressão no interior do continente, que favorecem a ocorrência de temporais e chuva pontualmente intensa em todo o estado, principalmente entre o Grande Oeste e os Planaltos. As temperaturas permanecem em declínio.

Fonte: Portal Peperi

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi