A Campanha de Vacinação contra a gripe começou na segunda-feira, 7, em todo o estado de Santa Catarina, com foco nos grupos prioritários. No Extremo Oeste, a meta da Gerência Regional de Saúde de São Miguel do Oeste é imunizar cerca de 114.400 moradores pertencentes a mais de 15 grupos prioritários.
A mobilização tem como objetivo reduzir o impacto das síndromes respiratórias agudas durante o outono e inverno. O chamado "Dia D" da campanha está marcado para 10 de maio, e a partir do dia 12 de maio, a vacinação será liberada para toda a população.
Segundo a técnica da Vigilância Epidemiológica da Gerência Regional, Silene Erbert, os municípios já começaram a vacinar a população-alvo com base nas primeiras 8.060 doses recebidas na última semana — o equivalente a 6,8% do total estimado. Uma nova remessa com 20 mil doses deve chegar nesta quinta-feira, 10, e será distribuída aos municípios na sexta.
“A gente precisa proteger principalmente os grupos mais vulneráveis, que têm maior risco de complicações e até de morte por gripe”, destacou Silene durante entrevista ao programa Peperi Entrevista.
Entre os grupos com maior atenção estão idosos, crianças e gestantes, por apresentarem mais chances de desenvolver formas graves da doença. Para esses públicos, a meta é alcançar pelo menos 90% de cobertura vacinal, conforme recomendação do Ministério da Saúde.
Este ano, a campanha traz duas novidades: a inclusão de funcionários dos Correios como grupo prioritário, e a definição antecipada da liberação para o público em geral, logo após o Dia D.
Silene também demonstrou preocupação com a baixa adesão às campanhas de vacinação nos últimos anos. “É fundamental que a população entenda que a vacina salva vidas e evita internações graves. A gripe pode parecer simples, mas pode trazer complicações sérias”, reforçou.
Fonte: Portal Peperi
Grêmio sai na frente, mas Bragantino busca empate na Arena
Saer transfere idoso de São João do Oeste para Hospital de Xanxerê em 25 minutos
Lula zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo
Prefeitura de SMO discute com DNIT melhorias no trevo da BR-282 com a SC-163
Réu pela morte de Catarina Kasten depõe em audiência e responde apenas à defesa
Patrimônio de Vorcaro cresceu R$ 1,2 bilhão em um ano, revelam declarações ao IR
Após problemas em Itapiranga, Corpo de Bombeiros lança aplicativo para acionar 193
ADEFISMO realiza assembleia para eleger nova diretoria em São Miguel do Oeste
Começa nesta quinta-feira o Liquida Inverno Iporã