Santa Catarina somou até a última semana R$ 5,4 milhões em multas por causa de bloqueios em rodovias federais feitos durante os atos ocorridos desde 30 de outubro, após o resultado do 2º turno das eleições. Ao todo, foram feitos 931 autos infracionais dessa natureza aos manifestantes.
O levantamento foi feito pela Polícia Rodoviária Federal e os autos são com base no artigo 253-A do Código de Trânsito Brasileiro, que descreve como infração "usar qualquer veículo para, deliberadamente, interromper, restringir ou perturbar a circulação na via sem autorização do órgão ou entidade de trânsito com circunscrição sobre ela".
A infração é considerada gravíssima e a penalidade prevista é multa e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Cada bloqueio foi entendido como uma infração gravíssima. A multa ao motorista é de R$ 5.869,40.
Em números exatos, os autos lavrados no estado somam R$ 5.464.411,40, contando as 931 multas aplicadas. O montante deverá ser arrecadado pelo Tesouro Nacional.
Os bloqueios mais recentes registrados em Santa Catarina ocorreram no domingo, 08, no mesmo dia dos atos em Brasília. Nesse dia, a BR-101 em Itajaí, no Litoral Norte, foi interditada com barricadas incendiadas.
Somente entre 30 de outubro e 3 de novembro, foram mais de 80 pontos de bloqueio em rodovias federais, segundo a PRF.
Fonte: Portal Peperi
Pioneira de São Miguel do Oeste, Olga Sabei Damian morre aos 104 anos
Estrutura para o Jesc entra na reta final no 14º RCMec em SMO
Pinhal de Concórdia e Cometa de Itapiranga decidem título da Fase Oeste neste domingo
Fórum Regional de Educação mobiliza 500 profissionais em Itapiranga
STF suspende multas sobre norma de saúde mental por 90 dias
São Miguel reforça vacinação contra HPV para jovens até 30 de junho
CAPS de SMO muda de sede e altera atendimentos até 10 de julho
Mulher que fingia ter 12 anos faz exame de sanidade mental nesta sexta
Lula participa do lançamento de fragata e visita estaleiros em Itajaí
Terremotos na Venezuela deixam 235 mortos e mais de 4 mil feridos
Região Oeste é contemplada com novos caminhões para o Corpo de Bombeiros
Evento de pré-campanha marca encontro de lideranças em São Miguel do Oeste