A decisão de adiar o reinício das aulas presenciais em Santa Catarina para 12 de outubro confirma a visões de especialistas que apontam que o momento atual da pandemia do novo Coronavírus no Estado não é favorável para uma retomada das atividades nas escolas. Antes mesmo de SC confirmar o adiamento para outubro, nas cidades de Santa Catarina as redes municipais já tinham forte encaminhamento para que a suspensão das aulas se mantivesse por pelo menos mais um mês.
A presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime-SC), Patrícia Lueders, afirma que o cenário atual da saúde no Estado torna difícil imaginar qualquer retomada de atividades presenciais neste momento. Em Blumenau, cidade onde atua como secretária, o município já havia adiado o retorno para outubro na semana passada.
Ela afirma que no início da pandemia do novo coronavírus a pressão de pais era grande, mas que aos poucos esse movimento mudou e que agora muitos pais preferem que as atividades não retornem. A dirigente considera cedo para avaliar se será possível retomar as aulas presenciais ainda este ano, e diz que a avaliação é mês a mês.
– Os pais nesse momento estão com preocupação de que seu filho tenha segurança, e não de quando as aulas vão voltar – afirma a dirigente.
O coordenador estadual do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de SC (Sinte-SC), Luiz Carlos Vieira, engrossa o coro dos que rejeitam uma volta neste momento em que a pandemia ainda está em alta no Estado.
– Esse não é o momento para retornar. SC vive momento gravíssimo e a educação não pode ser esse agravante no contágio da covid-19. Esse é momento que as redes têm para se prepararem para quando tivermos a garantia de saúde e de vida para todos, retornarmos, com todos os cuidados – avalia.
Fonte: Portal Peperi
Confira fotos e bastidores do debate da Peperi com candidatos ao Senado
Saer/Fron transfere idoso de Itapiranga para Hospital de Chapecó
Liquida Cedro movimenta Parque de Exposições e reúne comércio local
Cheia do Rio Uruguai interdita pontes e balsa continua sem travessia em Itapiranga
Jantar Alemão tem grande público na KerbFest de Iporã do Oeste
Temporais atingem 37 municípios e sete decretam situação de emergência em SC
Tornado mata agricultor e destrói casas em Misiones, na Argentina
Candidatos ao Senado apresentam propostas sobre dez temas durante debate da Peperi
Candidatos ao Senado se apresentam no primeiro bloco do debate da Peperi
Começa debate da Rede Peperi com candidatos ao Senado por SC
Rio Uruguai ultrapassa 8 metros e para balsa na madrugada em Itapiranga
Mendonça diz que acesso a dados de celular de Vorcaro pode comprometer investigação