O ataque de pragas em lavouras de milho vem impactando no interesse do produtor rural nesta cultura. A implantação de pequenas lavouras com subsídios de sementes está despencando na região de Itapiranga. Segundo o Extensionista da Epagri, agrônomo Marcelo Rohden, o escritório de Itapiranga chegou a registrar anualmente a distribuição de 5 mil sacas de sementes no programa troca-troca da Secretaria de Estado da Agricultura. Para o próximo plantio a projeção é de apenas 2 mil sacas. Uma redução de 60% nas solicitações feitas pelos produtores rurais. O agrônomo explica que é fácil de entender esta redução drástica nos últimos anos.
O alto custo de produção inviabiliza a implantação de lavouras para a colheita de grãos. As lavouras que são mantidas, possuem destinação para silagem, visando especialmente o trato do gado em confinamento para a produção de leite. Mareclo Rohden salienta que alguns produtores com áreas maiores de plantio, não se enquadram nos programas de incentivo e negociam grandes volumes de sementes, conseguindo valores mais atrativos. Segundo o Extensionista da Epagri, a Cigarrinha virou o grande vilão para o plantio do milho a partir de 2020. A Praga exige alto investimento em defensivos agrícolas e muitas vezes causa prejuízos elevados nas lavouras. Rohden aponta o controle da Cigarrinha como um fator determinante para viabilizar o plantio de milho.
Extensionista rural da Epagri relata incentivos oferecidos aos produtores de leite. O agrônomo Marcelo Rohden, o programa Financia Leite já possui lista de inscritos para receber recursos do governo estadual. Itapiranga já possui projetos encaminhados. Outra opção é o Pronamp Leite subsídios para diversos investimentos nas propriedades. O extensionista explica benefícios proporcionados para os produtores de leite no Plano Safra. Segundo Marcelo Rohden, vários produtores estavam fora do enquadramento do Pronaf e a partir de agora fora a ter acesso em melhores taxas de juros e créditos. O Extensionista menciona que a novidade que vai contemplar vários produtores de leite.
Fonte: Portal Peperi
Saer transfere idoso de São João do Oeste para Hospital de Xanxerê em 25 minutos
Lula zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo
Prefeitura de SMO discute com DNIT melhorias no trevo da BR-282 com a SC-163
Réu pela morte de Catarina Kasten depõe em audiência e responde apenas à defesa
Patrimônio de Vorcaro cresceu R$ 1,2 bilhão em um ano, revelam declarações ao IR
Após problemas em Itapiranga, Corpo de Bombeiros lança aplicativo para acionar 193
ADEFISMO realiza assembleia para eleger nova diretoria em São Miguel do Oeste
Começa nesta quinta-feira o Liquida Inverno Iporã
Homem que foi encontrado morto dentro de carro, é identificado