A gerência regional da Epagri de São Miguel do Oeste emitiu um comunicado nesta semana referente a possível poda das árvores frutíferas na região. De acordo com o gerente regional, Sidinei Simon, após alguns dias de temperaturas elevadas para a época do ano, o frio retornou nesta semana e deve permanecer ainda neste final de semana, quando as temperaturas ficarão abaixo dos 5ºC.
Conforme ele, a situação é atípica e ocasionou a brotação e floração de diversas mudas frutíferas, como por exemplo, a cerejeira, e em virtude disso, muitos agricultores buscaram a Epagri para obter mais informações sobre qual procedimento adotar diante da atual situação.
Mesmo com a brotação e floração de algumas espécies, as famílias ainda não devem fazer a poda das árvores frutíferas. A orientação é da Epagri regional e serve principalmente para os produtores que têm a cultura como fonte de renda.
O gerente regional Sidinei Simon explicou que as famílias devem aguardar pois apesar da brotação, a expectativa é que mais dias frios sejam registrados ao longo deste mês, inclusive com geada, o que acabaria ocasionando a queima da nova brotação e também um prejuízo para os agricultores da região Extremo Oeste de Santa Catarina.
O calor dos últimos dias beneficiou as pastagens de verão que são destinadas à pecuária de leite e fez com que elas se sobressaissem em comparação às pastagens de inverno. Isso fez com que a brotação de inverno tenha mais dificuldade, porém, com as baixas temperaturas novamente, a situação deve se normalizar.
Ele pontuou ainda que em relação ao trigo, toda a cultura está praticamente plantada e reforçou todo o incentivo que os produtores receberam para aumentar a área produtiva dessa cultura, visto a escassez do produto, fruto da guerra entre Rússia e Ucrânia.
Sidinei Simon lembrou que essa mudança brusca de temperatura registrada na última semana no Extremo Oeste pode aumentar o risco de doenças nas propriedades e por isso a Epagri dispõe de um site com orientações para os agricultores. Ele disse que o endereço eletrônico é o www.ciram.epagri.sc.gov.bragroconnect onde constam orientações sobre as pulverizações necessárias para essa época do ano.
Simon falou ainda sobre o zoneamento do plantio do milho que começa no dia 10 de agosto e orientou para que as famílias que residem próximo do Rio das Antas façam o plantio próximo dessa data visto as previsões indicarem chuvas abaixo da média, o que representa perdas nas safras que geralmente são plantadas mais tarde.
Fonte: Portal Peperi
Idoso fica ferido em colisão entre carro e moto em Itapiranga
Três internos são isolados após suspeita de catapora no Presídio de São Miguel do Oeste
São Miguel do Oeste realiza 4º Fórum Municipal da Pessoa Idosa
Jorginho Mello defende respeito às urnas após derrota de Flávio Bolsonaro
Chuvas interditam estrada e levam Descanso a decretar situação de emergência
SC amplia para R$ 2,5 milhões limite mensal de créditos de ICMS para produtores rurais
El Niño pode provocar chuva acima da média no Oeste de SC até janeiro
Inicia nesta quinta-feira Feira do Livro de São João do Oeste
SC Rural 2 recebe 1.352 propostas de agricultores e pescadores de SC
Valdemar diz que 'ninguém aprovou' carta de Flávio Bolsonaro
Prefeitura autoriza construção de novo Supermercado Bonno ao lado da Havan em SMO
Nove escolas participam do primeiro torneio de robótica na Unoesc em SMO