Mais de 50 profissionais e acadêmicos estarão presentes no quarto Encontro Internacional de História desta sexta-feira, 15, até domingo, 17. O evento envolve os municípios de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste. Os principais debates históricos vão ocorrer em Itapiranga. Conforme um dos coordenadores, o escritor e historiador, Douglas Franzen, foram vários meses de preparação para viabilizar este evento, inédito para o município.
A partir das 9h ocorreu a recepção na igreja matriz São Pedro Canísio, com visita de estudos e café na comunidade Kolping. A programação prossegue na tarde desta sexta-feira, na UCEFF com painéis temáticos. A partir das 18h30 terá abertura oficial na Sociedade Imigrantes, que contará com apresentações culturais e uma conferência sobre os 200 anos de imigração alemã para o Brasil.
Douglas Franzen afirma que além do debate amplo sobre colonização e a história da região, o Encontro Internacional também é uma forma de divulgação dos municípios, especialmente em questões de turismo. Cita que estarão presentes caravanas de várias regiões com público que vai movimentar o comércio de forma geral, em especial setores de hospedagem e alimentação.
Franzen chama atenção para presença de profissionais da Universidade Federal de Santa Maria, além de professores e historiadores da Argentina e Uruguai. O evento já visa também as comemorações para o centenário de Porto Novo, que ocorre em 2026. O Professor avalia que Itapiranga está preparada para receber os visitantes.
Conforme o historiador, Douglas Franzen, são pessoas que buscam compreender o processo de formação da região. Ele menciona que o evento irá valorizar a história, com personalidades marcantes e alunos de diversas localidades. Franzen cita ainda que o encontro demonstra os costumes de Itapiranga, promovendo as festividades e as tradições. A programação conta com visitas a comunidades do interior. No sábado, durante a manhã, ocorre uma visita de estudos na escola de Sede Capela.
À tarde, os participantes visitam São João do Oeste. Serão realizadas apresentações culturais e visitas de estudos na cidade e em linha Cristo Rei. O evento retorna para a Sociedade Imigrantes na noite de sábado, com conversas e palestras sobre o povoamento e o passado da região Sul. Durante o domingo, os encontros se concentram no Centro Histórico Germânico, com mesas de conversa debatendo os arquivos locais de Porto Novo.
Fonte: Portal Peperi
Incêndio atinge veículo estacionado na garagem de residência em São Miguel do Oeste
Sicoob Creditapiranga promove Feirão de Negócios nesta sexta-feira e sábado
Famílias cobram entrega de casas populares em Bandeirante; prefeito explica atrasos
Paraíso prevê castração gratuita de mais de 120 cães e gatos em novembro
Ameosc promove capacitações para reduzir impactos ao sistema tributário
Educação de São Miguel do Oeste divulga calendário de matrículas para 2027
Polícia Civil faz maior apreensão de cocaína da história de SC
Força-tarefa fiscaliza 419 propriedades após casos de Newcastle no Oeste de SC
IGR Caminhos da Fronteira e Misiones assinam acordo de cooperação
Guaraciaba terá turno único em repartições públicas a partir de terça-feira
Homem de 75 anos é preso suspeito de furtar alimentos em comércio de SMO
Polícia Militar inicia Operação Finados nas rodovias estaduais nesta sexta