Aconteceu na tarde da última sexta-feira, 17, um encontro sobre o melhoramento genético de abelhas. O objetivo da atividade realizada no Sítio Retorno, em Iporã do Oeste, foi de repassar conhecimentos e experiências relacionadas a produção de abelhas rainhas, com foco em aumentar a produtividade das colmeias.
Os estudos foram comandados pela representante da empresa “Oeste Princesas Apis”, Cleusa Franzen. Na oportunidade teve demonstrações práticas sobre o processo de melhoramento genético, onde os apicultores puderam ver a forma correta de trabalhar com as abelhas, respeitando os períodos ideais de reprodução durante o ano, principalmente nas épocas de floradas.
Cleusa destaca que os materiais disponibilizados no encontro são oriundos de matrizes de abelhas rainhas que produziram cerca de 80 a 100 kg de mel por colmeia em anos anteriores. Cita que existe um processo rigoroso de seleção do material para prevenir doenças e garantir que ele seja de qualidade, para que as abelhas produzam mel em quantidade.
Ela considera que é preciso expandir o volume produzido e não apenas o número de colmeias em cada propriedade. O curso da última sexta-feira teve foco nas abelhas de ferrão que naturalmente produzem um volume maior de mel e existem em maior quantidade na região.
Fonte: Portal Peperi
Veículo é alvo de furto no bairro Andreatta, em São Miguel do Oeste
Palestras em escolas debatem assuntos indicados pelas famílias de Itapiranga
Após atropelamento, prefeitura retira vegetação e estuda rótula em cruzamento
Pastoral da Criança promove arrecadações de roupas para mais de 1,2 mil crianças em São Miguel do Oeste
Agro de SC bate R$ 74,9 bilhões em 2025 e cresce 15%, mesmo com alta nos custos
Vereadora Ana Flávia solicita informações detalhadas sobre a rede de saúde de SMO
Magno Malta é hospitalizado às pressas após sofrer mal súbito no Senado
Populares impedem furto de moto e homem acaba preso em SMO
Grêmio empata sem gols com Palestino fora de casa pela Sul-Americana
Delegado relata desafio no combate ao crime com efetivo reduzido
Prefeitura autoriza novas obras de pavimentação em São Miguel do Oeste
São Miguel do Oeste tem 163 armadilhas contra o Aedes aegypti