A Câmara Municipal de São Miguel do Oeste vai realizar nesta quarta-feira, 28, as eleições do Programa Parlamento Jovem. Durante todo o dia, alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, e dos três anos do ensino médio, votarão em suas escolas para escolher os representantes no programa.
No total, 44 candidatos de 12 a 16 anos de idade concorrem a uma das vagas do Parlamento Jovem. Os estudantes são oriundos de 14 escolas das redes municipal, estadual e particular que possuem alunos nessa faixa etária, sendo que, três escolas não tiveram candidatos.
A coordenadora do Programa Parlamento Jovem, vereadora Silvia Kuhn explicou que estão aptos a votar 3.413 alunos, que se encaixam na faixa etária do projeto. Para conduzir a votação que será feita de forma digital foram mobilizados assessores parlamentares e servidores da Câmara, que irão até as escolas.
A votação ocorrerá a partir das 8h no turno da manhã, e a partir das 13h30 no turno da tarde. No final do dia, serão computados os votos e divulgados os eleitos em cada escola. O candidato mais votado em cada escola estará automaticamente eleito para uma cadeira do Parlamento Jovem. Já as vagas restantes serão preenchidas por meio de sorteio público realizado no Plenário da Câmara de Vereadores, onde participarão os primeiros suplentes de cada escola.
Para a vereadora Silvia Kuhn a iniciativa é positiva e visa oportunizar aos estudantes oportunidades de conhecer a política de fato, além de desenvolver o gosto e a formação política.
Ela lembrou que a partir deste ano, as eleições para o Parlamento Jovem serão anuais.
Fonte: Portal Peperi
Saer transfere idoso de São João do Oeste para Hospital de Xanxerê em 25 minutos
Lula zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo
Prefeitura de SMO discute com DNIT melhorias no trevo da BR-282 com a SC-163
Réu pela morte de Catarina Kasten depõe em audiência e responde apenas à defesa
Patrimônio de Vorcaro cresceu R$ 1,2 bilhão em um ano, revelam declarações ao IR
Após problemas em Itapiranga, Corpo de Bombeiros lança aplicativo para acionar 193
ADEFISMO realiza assembleia para eleger nova diretoria em São Miguel do Oeste
Começa nesta quinta-feira o Liquida Inverno Iporã
Homem que foi encontrado morto dentro de carro, é identificado