Segundo a Coordenadora Regional do Nepre, Mariane Fiorentin, também integram a equipe, assistente social e psicólogo. Ela destaca o trabalho pedagógico dos professores na educação, prevenção, atenção e atendimento na rede intersetorial.
“A política do Nepre surgiu em 2011 com foco no uso de drogas nas escolas e a sexualidade. A formação de 80 horas teve objetivo de preparar os professores para identificarem quais são as violências que mais se manifestam nas escolas” explica.
Conforme Mariane Fiorentin, na proposta da Cultura de Paz nas Escolas, ocorrem ações de escuta, acolhimento e ações pedagógicas para conter o Bullying e cyberbullying, que afloram nos grupos de WhatsApp. O desafio é combater os diferentes tipos de violência no ambiente escolar com atuação constante da equipe do Nepre.
Mariane Fiorentin destaca que o trabalho é intensivo com campanhas mensais. Também ocorrem encontros com os coordenadores nas escolas e com alunos.
Ela cita três tipos de violência: a externa, que ocorre no entorno da escola e com impacto no ambiente escolar; Dentro da escola, com violência verbal e física, contra a instituição ou patrimonial e a violência que a escola manifesta contra o aluno, a violência institucional causada pela falta de preparo das aulas por parte do professor ou exigência de questões que o aluno ainda não foi preparado.
Estrela Vermelha vence Barriga Verde e conquista título municipal aspirante em Bandeirante
Grêmio aproveita expulsão e vence o Coritiba com gol de Gabriel Mec
Cometa vence e assume a liderança do grupo A do Estadual 2026
Motociclista morre e outro fica gravemente ferido na SC-283, em Riqueza
Torneio leiteiro premia produtores e valoriza a bacia leiteira na Efacitus
Jovem de 23 anos é baleado e tem morte cerebral em Campo Erê
Internacional reage duas vezes e arranca empate com o Botafogo no Nilton Santos
PMRv anuncia interdição total na SC-283 entre Arvoredo e Chapecó neste domingo
Motorista provoca série de colisões e abandona veículo em São Miguel do Oeste
Identificado motociclista que morreu em acidente no centro de Saltinho
Efacitus recebe um grande público no segundo dia de feira
Motociclista morre após saída de pista em Saltinho