Em 2023, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou um aumento alarmante nas internações de bebês menores de um ano por pneumonia, bronquite e bronquiolite. Foram 153 mil internações, uma média de 419 por dia, representando um aumento de 24% em relação ao ano anterior. Este é o maior número registrado nos últimos 15 anos, conforme levantamento do Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), uma iniciativa da Fiocruz e Unifase.
O estudo também revelou que o SUS gastou R$ 154 milhões em 2023 para tratar esses bebês, cerca de R$ 53 milhões a mais que em 2019, antes da pandemia. Entre 2016 e 2019, as taxas de internação variaram, mas houve uma queda significativa em 2020, primeiro ano da pandemia de Covid-19. Desde então, os números têm aumentado constantemente, culminando no recorde de 2023.
As regiões Sul e Centro-Oeste foram as mais afetadas no último ano, com o frio intenso e as queimadas contribuindo para a vulnerabilidade do sistema respiratório das crianças. Segundo Cristiano Boccolini, coordenador do Observa Infância, as mudanças climáticas e a baixa cobertura vacinal infantil são as principais hipóteses para o aumento das internações. Boccolini reforça a importância de manter a vacinação infantil em dia e destaca a necessidade de incorporar a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) ao calendário do SUS.
Os dados utilizados no estudo foram obtidos no Sistema de Internações Hospitalares do SUS e no Sistema Nacional de Nascidos Vivos, cobrindo o período de 2008 a 2023.
Fonte: Portal Peperi
Quatro pessoas são presas por tráfico de drogas em São Miguel do Oeste
Peperi Debates discute a relação entre formação profissional e mercado de trabalho
Markar Papelaria e Bazar é destaque no programa Empresas e Empresários
Primeira noite de “Homem-Aranha: Um Novo Dia” lota Cine Peperi Itapiranga
Diretor avalia positivamente a retirada das lixeiras públicas em Itapiranga
Motorista sem CNH foge da PM e é flagrado com maconha e simulacro de arma em Palma Sola
Taxista tem carro furtado durante corrida em Campo Erê
Casa é totalmente destruída por incêndio no interior de Dionísio Cerqueira
Carreta sai da pista e tomba na BR-282 entre São Miguel do Oeste e Maravilha
Convenção da Federação PRD-Solidariedade confirma Ralf Zimmer como candidato a governador
Polícia Civil e Cidasc realizam operação conjunta na região
Carta revela que pai pretendia matar os filhos de 2 e 8 anos após assassinar ex-esposa e simular acidente