A Secretaria da Saúde de Santa Catarina confirmou nesta quinta-feira, dia 30, o primeiro caso de febre amarela em um macaco neste ano no estado. O primata foi encontrado no dia 14 de janeiro em Pomerode, no Vale do Itajaí. Em humanos, há um caso de paciente com a doença, um homem de 47 anos, morador de São Bento do Sul, no Norte catarinense. Ele está internado no Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis.
Atualmente, 56 mortes de macacos estão em investigação no estado para saber se foram provocadas por febre amarela, conforme boletim epidemiológico divulgado nesta quinta. O número registrado neste ano já é quase metade do notificado durante 2019 (353). As notificações são principalmente no Norte e Vale do Itajaí.
A febre amarela é considerada uma doença grave, sendo transmitida por mosquitos em áreas silvestres e próximas de matas, e a infecção de macacos indica a presença do vírus na região. A melhor forma de se proteger da doença é por meio da vacina, que deve ser tomada por pessoas a partir de nove meses de idade.
No estado, a cobertura vacinal está em 84%, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), mas a cobertura é diferente entre os municípios. O recomendado pelo Ministério da Saúde é imunizar ao menos 95% do público-alvo.
Mortes em 2019
No ano passado, o estado registrou duas mortes em humanos provocadas pela doença. Em macacos foram oito, sendo a última delas confirmada nesta quinta.
Fonte: Portal Peperi
Itapiranga inicia debate para regularização de autopropelidos e veículos elétricos
Caminhão apresenta falha mecânica e tomba no interior de Itapiranga
Com premiação de até R$ 800, Corrida do Soldado abre inscrições neste sábado em SMO
Safra de grãos é estimada em 358,6 milhões de toneladas
Master de Vorcaro captou ao menos R$ 4,4 bilhões em previdências
Testemunhas de processo contra ministro Marco Buzzi no STJ começam a ser ouvidas nesta quinta
Polícia cumpre quatro mandados de prisão em Itapiranga, São João do Oeste e Tunápolis
Princípio de incêndio atinge veículo e mobiliza bombeiros em Iporã do Oeste
São Miguel do Oeste entra para lista das 100 cidades mais seguras do Brasil
Propostas buscam ampliar limite de faturamento de MEI e redução de carga horária
Lei Orelha é aprovada na Alesc e amplia punições para maus-tratos contra animais em SC
Vacinação contra dengue segue disponível para pessoas entre 10 e 14 anos em SC