Começou nesta quinta-feira, 28, a 20ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI) em todo o Brasil. Em São Miguel do Oeste, a mobilização chega à terceira edição e conta com a participação de aproximadamente 40 empresas do município.
A ação é promovida pela CDL Jovem e busca conscientizar a população sobre os impactos da alta carga tributária no país. Durante o dia, empresas participantes comercializam produtos e serviços com descontos equivalentes aos impostos incidentes sobre os itens.
Em entrevista à reportagem, a presidente da CDL Jovem de São Miguel do Oeste, Marciana Tres, destacou que a iniciativa ocorre em nível nacional e vem crescendo no município a cada ano.
“Essa mobilização acontece em todo o Brasil e visa conscientizar a população quanto à alta carga tributária que tanto as empresas quanto os consumidores pagam diariamente”, afirmou.
Segundo Marciana, em Santa Catarina são 1.646 empresas participantes nesta edição do DLI. Em São Miguel do Oeste, o número de estabelecimentos aderindo à campanha aumentou desde o início do projeto na cidade.
“O CDL Jovem está presente em São Miguel há três anos e a cada edição o número de empresas participantes cresce. Isso mostra que os empresários entendem a importância da mobilização”, comentou.
A presidente também ressaltou que os descontos atraem consumidores e movimentam o comércio local. Conforme relatos de empresas que participaram da edição anterior, o faturamento registrado durante o Dia Livre de Impostos chegou a equivaler a até 15 dias de vendas.
Além do incentivo às compras, o objetivo principal da campanha é alertar a população sobre o peso dos tributos no dia a dia. Marciana citou que a média da carga tributária no Brasil é de cerca de 33%, podendo chegar a 70% em alguns produtos.
“Quando compramos um produto no mercado, abastecemos o carro ou adquirimos um medicamento, estamos pagando imposto. O movimento busca justamente despertar essa consciência e fazer as pessoas refletirem sobre a aplicação desses recursos”, explicou.
Strada capota em cruzamento do bairro Jardim Peperi em São Miguel do Oeste
Cães da PRF encontram 35 quilos de drogas escondidos em catalisador de carreta na BR-282
São Miguel do Oeste recebe capacitação sobre serviços municipais de atenção aos animais
Servidores de Guaraciaba terão capacitação sobre Setembro Amarelo
Fachin busca solução para crise no STF após cancelamento de sessão
Conder lança Programa 3C durante Seminário Regional de Compras
Alunos do Curso de Soldados participam de operação de fiscalização em São Miguel do Oeste
Jovens de Itapiranga realizam inspeção de saúde do exército nesta quinta-feira
Primeira Caminhada da Fé será realizada em outubro em São José do Cedro
São João do Oeste avalia mudanças no Plano Diretor
Produtores devem estar atentos a mudança na declaração do ITR em 2026
Câmara de São José do Cedro debate apoio a atingidos pelo temporal e aprova projetos