Uma iniciativa fascinante da Secretaria da Educação de Descanso vai trazer uma oportunidade única para a população. Nos dias 14 e 15 de abril, o município receberá o projeto do Planetário Móvel para toda rede de ensino e, também, horários específicos para que a população em geral tenha uma experiência espacial.
A Urânia, empresa responsável pelo projeto, tem sede em Florianópolis e já esteve em mais de 18 Estados brasileiros, mais de um milhão de visitas, foi reconhecida nacionalmente pela Associação Brasileira de Planetários e equipou as provas da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica em 2024.
De acordo com o secretário, Adilson Balbinot, o objetivo do projeto é oportunizar aos estudantes da rede municipal, da rede estadual, da APAE, dos escoteiros e da comunidade em geral uma experiência pelo cosmos. “Além do planetário, onde será possível explorar os planetas, as estrelas, conhecer as galáxias e todo universo, os profissionais também desempenham um trabalho pedagógico, científico e inovador de forma interativa e envolvente para diversas faixas etárias”, esclarece.
O planetário consiste em um enorme gomo inflável com tecnologia de projeção hemisférica e imersiva, com a sensação de estar em uma expedição física no local projetado, sendo que o sistema de som garante que a experiência seja ainda mais emocionante. As sessões tem capacidade para até 60 pessoas e serão conduzidas por astrônomos capacitados e experientes.
Além das curiosidades sobre o universo, também serão projetadas as dimensões sobre o corpo humano, o ciclo da água, a vida marinha, o reino animal e sobre desastres naturais, tudo de acordo com a faixa etária dos espectadores e respeitando o nível de entendimento das crianças.
Fonte: Portal Peperi
Epagri identifica enfezamento da cigarrinha do milho em lavouras da região
Tarifa de pedágio sobe para R$ 5,90 em quatro praças da BR-101 em SC
PGR defende retirada de sigilo de processo sobre pagamentos de Vorcaro
Mulher morta em Maravilha é identificada; marido é preso suspeito do crime
Som alto termina com equipamentos apreendidos pela PM em São José do Cedro
Motorista de aplicativo morre após colisão na BR-282 em Maravilha
Polícia Civil autua motorista por tentativa de homicídio após colisão na BR-163
Fachin avalia antecipar voto sobre investigação contra Moraes no STF
Comércio de Itapiranga registra um a cada cinco consumidores em situação de inadimplência
Polícia suspeita de incêndio criminoso em veículo em Dionísio Cerqueira
Duas mulheres são presas por tráfico de drogas em SMO
Identificado jovem de 23 anos que morreu em acidente na SC-161 em Romelândia