A partir de fevereiro, os cerca de 14 milhões de microempreendedores individuais (MEI) registrados no país pagarão R$ 66 para contribuírem com a Previdência Social. O aumento, de 8,91%, segue o reajuste do salário mínimo, que passou de R$ 1.212 no ano passado para R$ 1.320 este ano, conforme estipulado pelo Orçamento.

O reajuste valerá apenas para os boletos com vencimento a partir de 20 de fevereiro. A cota deste mês, que vence em 20 de janeiro, continuará a ser paga pelo valor antigo, de R$ 60,60.
Para os MEI caminhoneiros, que contribuem mais para a Previdência Social, a contribuição passará de R$ 145,44 para R$ 158,40.
Os valores levam em conta a provável edição de uma medida provisória, nos próximos dias, que eleve o salário mínimo para R$ 1.320. Até agora, o salário mínimo para 2023 está fixado em R$ 1.302, conforme medida provisória editada pelo governo anterior em meados de dezembro.
Na sexta-feira (6), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o salário mínimo "vai ser pago normalmente" ao ser perguntado sobre a edição da medida provisória que fixará o valor em R$ 1.320.
Profissionais autônomos com regime tributário e previdenciário simplificado, os microempreendedores individuais recolhem 5% do salário mínimo por mês para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os MEI caminheiros contribuem com 12% do salário mínimo.
O restante da contribuição mensal varia conforme o ramo de atuação. Os trabalhadores que exercem atividades ligadas ao comércio e à indústria pagam R$ 1 a mais referente ao Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), administrado pelo estado onde mora. Os profissionais que executam serviços recolhem R$ 5 a mais de Imposto sobre Serviços (ISS), administrado pelo município onde habita.
Ao contribuírem para o INSS, os microempreendedores individuais passam a ter direito à aposentadoria por idade, auxílio-doença, salário-maternidade, auxílio-reclusão e pensão por morte. Além disso, a Receita Federal fornece um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) aos MEI, que podem emitir notas fiscais e obter crédito com condições especiais.
O boleto mensal do Documento de Arrecadação Simplificada do MEI (DAS-MEI) pode ser gerado no Portal do Empreendedor. As parcelas vencem no dia 20 de cada mês.
Fonte: Portal Peperi
Câmara contesta regras de Dino para transição da escala 6x1 e questiona jornadas de trabalho
Jovem fica ferido em colisão entre carro e moto na SC-163 em Itapiranga
Homem é preso com cocaína e maconha em área de mata no interior de São Miguel do Oeste
Comunidade Kolping comemora 95 anos de atividades em Itapiranga
Polícia Civil investiga golpe de falsos agentes de saúde que causou prejuízo de R$ 90 mil em São Miguel do Oeste
Polícia investiga fraudes em contratos emergenciais durante enchentes de 2024 no RS
Superpraga ameaça plantações de arroz no Sul de SC e pode provocar perda total da safra
Receita adia para março de 2027 novas exigências fiscais para empresas do Simples Nacional
Programa do governo estadual aumenta demanda do Conder por asfalto
STF decide que furto e estelionato entre parentes poderão ser punidos; entenda o que muda
Júri popular julga dois acusados de homicídio ocorrido em 2024 em São José do Cedro
Polícia realiza operação contra o tráfico de drogas em Barra do Guarita