Seminário foi um momento importante de capacitação sobre a emissão de licenças através de Licença por Adesão e Compromisso (LAC) na suinocultura
O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional (CONDER) reuniu nesta segunda-feira (21) suinocultores e técnicos dos municípios consorciados no “Seminário LAC Suinocultura”. O encontro foi promovido pelo Conder, por meio do Programa de Gestão Ambiental, e realizado na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste.
Conforme o diretor do Programa de Gestão Ambiental, José Francisco Mora, é um importante momento de troca de conhecimentos após a alteração do Código Estadual do Meio Ambiente, que entrou em vigor no início de 2022. “Essa alteração publicada agora em janeiro, permitiu algumas licenças através de Licença por Adesão e Compromisso (LAC). Uma delas é a suinocultura. Embora várias atividades podem ser feitas por LAC, escolhemos a suinocultura porque é nossa maior demanda”, explica o diretor.
Atualmente, cerca de 30% das licenças ambientais emitidas pelo CONDER são da suinocultura. Nesse sentido, a capacitação visa orientar os técnicos externos que prestam assessoria para os produtores e os próprios produtores para que, a partir de 1º de abril deste ano, comecem a emitir licenciamento através da LAC na suinocultura.
“O licenciamento através da LAC torna mais célere a emissão da licença ambiental. As responsabilidades do produtor e do técnico externo continuam iguais. O produtor tem a responsabilidade de preservar o meio ambiente, não infringir leis ambientais, porém, a licença, se vier para nós com toda a documentação solicitada, é emitida na mesma hora”, explica.
Além da suinocultura, a avicultura é uma atividade onde a emissão de licenças já é realizada através da LAC e a celeridade do processo já está comprovada. “Na avicultura já fazemos há seis meses a emissão de licença por LAC, com uma média de emissão de seis horas. Após essa emissão, vamos na propriedade fazer uma vistoria e ver se está tudo certo. Na sequência da suinocultura, terão outras atividades que, possivelmente em maio, poderemos começar a licenciar por LAC”, revela Mora.
Ao todo, cerca de 100 pessoas de toda a região se inscreveram gratuitamente para participar do seminário. Atualmente, o CONDER conta com 28 municípios consorciados das regiões abrangidas pela Ameosc e Amerios.
Fonte: Portal Peperi
Saer transfere idoso de São João do Oeste para Hospital de Xanxerê em 25 minutos
Lula zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo
Prefeitura de SMO discute com DNIT melhorias no trevo da BR-282 com a SC-163
Réu pela morte de Catarina Kasten depõe em audiência e responde apenas à defesa
Patrimônio de Vorcaro cresceu R$ 1,2 bilhão em um ano, revelam declarações ao IR
Após problemas em Itapiranga, Corpo de Bombeiros lança aplicativo para acionar 193
ADEFISMO realiza assembleia para eleger nova diretoria em São Miguel do Oeste
Começa nesta quinta-feira o Liquida Inverno Iporã
Homem que foi encontrado morto dentro de carro, é identificado