A Comunidade de Linha São Pedro, situada no interior do município de Tunápolis promove a partir desta quarta feira, 25, uma ampla programação alusiva aos 80 anos da primeira missa rezada na Comunidade e ao jubileu dos 60 anos de vida religiosa da Irmã Ilani Maria Reis. A Religiosa veio ainda criança com a família do Rio Grande do Sul para residir na localidade.
Conforme o membro da comissão festeira e morador da comunidade, Bruno Heberle, o evento é muito especial e por isso a Comunidade Católica e a Associação Esportiva São Pedro se uniram para organizar o evento.
Heberle salienta que as comemorações iniciam na noite desta quarta-feira, 25, com missa à partir das 19h30 no local onde foi realizada a primeira missa da comunidade. Logo após haverá uma procissão luminosa até a capela, onde será feito uma apresentação do histórico da comunidade.
Heberle lembra que o tríduo terá sequência até sexta feira, 27, e contará com a participação da Irmã Religiosa Ilani Reis e de outras irmãs da Divina Providência e demais lideranças religiosas.
A programação terá sequência no domingo, 29, com missa a partir das 09h30, seguido de almoço às 11h30 e matinê à partir das 14h para animar o evento comemorativo.
O morador e integrante da organização da festa, Bruno Heberle, recorda que os primeiros moradores vieram a localidade em 1943 e em 16 de setembro de 1944 foi celebrada a primeira missa com a presença de dez pessoas, que eram os primeiros moradores do local. Ele enfatiza que tratavam-se de casais das famílias Walter, Gebert, Bohnen e Diedrisch.
A primeira missa, conforme relatos dos pioneiros, foi rezada na propriedade do Sr. Otto Schneider. Neste local está sendo construído um memorial para marcar o acontecimento.
Ao longo dos anos com avinda de mais moradores, foi possível a criação e fundação da Comunidade de Linha São Pedro em 1948 e a posterior construção da primeira capela em madeira. Bruno Heberle enaltece que somente nos anos 80, foi construída uma Capela maior em alvenaria, que é a atual Capela da comunidade.
Heberle afirma que São Pedro é também a Comunidade mais antiga de Tunápolis e que possui o maior Sino de Igreja da Paróquia do município.
Fonte: Portal Peperi
Colisão entre carro e moto deixa casal gravemente ferido na BR-282, em Iraceminha
Benção de São Miguel Arcanjo movimenta ruas do centro de São Miguel do Oeste
36ª Cavalgada da Integração passa pela região e reforça tradição gaúcha
Casamento comunitário reúne 16 casais em Campo Erê
Polícia alerta para golpe de extorsão envolvendo falsas acompanhantes na região
Presidente Becker promove bierwagen na véspera da abertura da 47ª Oktoberfest
Estudo projeta 13,3 mil mortes relacionadas ao calor no Brasil durante forte El Niño
Homem natural de Itapiranga morre carbonizado em acidente no interior de Jupiá
Amo Ofertas inicia operação em São Miguel do Oeste e reúne empresários em evento de lançamento
Mulher fica ferida após veículo sair da pista e capotar no interior de Belmonte
Criminoso filma próprio furto em posto de combustíveis de Barra do Guarita
Hospital de Tunápolis busca parcerias para novos atendimentos