O Comitê de Crise do coronavírus em São Miguel do Oeste esteve reunido nesta semana, no Salão Nobre da prefeitura, para deliberar sobre novas estratégias de prevenção e enfrentamento ao Covid-19 no município.
Entre os principais assuntos da pauta, esteve a definição da metodologia de testagem da população, a partir da chegada dos testes rápidos. Já nesta terça-feira, foram distribuídos para o setor de Saúde de São Miguel do Oeste, 500 testes doados por meio do movimento “São Miguel em Ação”, com o envolvimento de empresas e entidades locais. A Secretaria de Saúde deve receber, nos próximos 15 dias, outras mil unidades dos kits de testagem.
Por aprovação do Comitê, as primeiras pessoas a serem testadas deverão ser aquelas que já estiveram ou estão em isolamento devido à apresentação de sintomas respiratórios. A projeção é de que cerca de 250 pacientes se enquadrem nesta condição. O segundo grupo testado será dos profissionais que atuam na área da Saúde.
Em um terceiro momento, os testes serão efetuados na população em geral, seguindo um sistema de amostragem, que contará com o apoio técnico da Unoesc. A ideia é utilizar um método científico, contemplando moradores do centro, bairros e interior, de diferentes perfis e faixas etárias. Também serão reservados testes para novos pacientes que apresentarem os sintomas da doença no município.
“A Administração Municipal de São Miguel do Oeste, o setor de Saúde, e o próprio Comitê de Crise, tomaram uma série de medidas desde que os primeiros casos começaram a surgir em Santa Catarina. Conseguimos retardar a chegada do coronavírus em nossa cidade, e nos preparamos para combatê-lo quando for o momento. Agora, precisamos saber o quadro real de circulação do vírus, a fim de traçar novas estratégias”, explica o coordenador do Comitê, Dr. Mauricio Piacentini.
Durante a reunião, também foi definido um novo horário de funcionamento para o Centro de Triagem. A partir do dia 04 de maio, o atendimento será das 08h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Fora deste horário, os pacientes com sintomas respiratórios deverão dirigir-se à UPA 24h.
Fonte: Portal Peperi
Itapiranga define ações de combate à violência contra crianças e adolescentes
Dia Internacional da Dança é marcado por apresentações em Itapiranga
Falta d’água atinge bairros altos de São José do Cedro durante melhorias na rede
Veículo furtado da Prefeitura de Paraíso é recuperado quase um ano depois no Paraná
Cavalo “chora” em velório do dono e emociona família em Blumenau
Menino de 7 anos morre em capotamento de automóvel na BR-282
Estudante de Medicina morta no Paraguai foi estrangulada por ex-namorado brasileiro, diz MP
Carreta carregada com farinha de trigo pega fogo na SC-305 em São Lourenço do Oeste
Relator no Conselho de Ética vota para suspender Zé Trovão e mais dois deputados por motim na Câmara
CRAS de Guaraciaba recebe grande quantidade de doações na Campanha do Agasalho
Prefeitura de SMO abre inscrições para bônus rural a partir de 1º de maio
STF aceita denúncia e torna Gustavo Gayer réu por injúria contra Lula