O 12º Batalhão de Bombeiros Militar de São Miguel do Oeste já atendeu 75 ocorrências de incêndio entre os meses de janeiro e agosto deste ano. Do total, 49 foram em vegetação e 26 em edificações. A unidade é responsável por cinco municípios da região São Miguel do Oeste, Belmonte, Bandeirante, Descanso e Paraíso.
Somente em agosto, foram registrados 8 incêndios, sendo 6 em áreas de vegetação e 2 em construções.
Um dos casos mais recentes aconteceu nesta terça-feira, 19, por volta das 15h20, no interior de Belmonte. Um foco de queimada em vegetação rasteira saiu do controle e atingiu um galpão na comunidade de Linha Lajinha. De acordo com os bombeiros, o fogo foi iniciado pelo proprietário da área e se espalhou rapidamente devido ao vento. Ninguém ficou ferido.
O Cabo Evandro dos Santos, do 12º BBM, reforça que, neste período do ano, as queimadas são extremamente perigosas.
“A vegetação está muito seca e o vento ajuda o fogo a se espalhar. Mesmo pequenas queimadas podem fugir do controle rapidamente.”
Ele recomenda não realizar queimadas, mesmo para limpeza de terreno, e lembra que há formas mais seguras de descartar resíduos.
“Se o fogo sair do controle, ligue imediatamente para o 193. A prevenção ainda é a melhor forma de proteger vidas, propriedades e o meio ambiente”, concluiu.
Fonte: Portal Peperi
Grêmio sai na frente, mas Bragantino busca empate na Arena
Saer transfere idoso de São João do Oeste para Hospital de Xanxerê em 25 minutos
Lula zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo
Prefeitura de SMO discute com DNIT melhorias no trevo da BR-282 com a SC-163
Réu pela morte de Catarina Kasten depõe em audiência e responde apenas à defesa
Patrimônio de Vorcaro cresceu R$ 1,2 bilhão em um ano, revelam declarações ao IR
Após problemas em Itapiranga, Corpo de Bombeiros lança aplicativo para acionar 193
ADEFISMO realiza assembleia para eleger nova diretoria em São Miguel do Oeste
Começa nesta quinta-feira o Liquida Inverno Iporã