A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) confirmou nesta quinta-feira, 6, um caso de raiva em um animal de produção em uma propriedade rural no município de Bandeirante.
Em nota oficial, a Cidasc orientou que todos os produtores rurais da região vacinem seus rebanhos imediatamente. As equipes da Cidasc e da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DIVE) estão prestando assistência aos proprietários afetados e implementando todas as medidas sanitárias necessárias para proteger a saúde animal e humana.
Confira a nota:
O Departamento Regional da Cidasc de São Miguel do Oeste confirmou um caso de raiva em animal de produção em uma propriedade do município de Bandeirante. Neste momento, a recomendação é que as propriedades do município vacinem seus rebanhos.
Estes proprietários rurais estão sendo orientados pelas equipes da Cidasc e da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DIVE). Deste modo, todas as medidas sanitárias para resguardar a saúde animal e a saúde humana já foram adotadas.
A transmissão da raiva para humanos acontece quando a pessoa é mordida por animal contaminado (o vírus da raiva presente na saliva entra na circulação sanguínea pelo ferimento). Casos em humanos não são registrados em Santa Catarina desde 2019 e, em caso de ataque por animal, é possível obter atendimento profilático nos postos de saúde.
A melhor forma de prevenção da raiva é a vacinação dos animais herbívoros (bovinos e equinos), que de imediato deve ser priorizada na área indicada pela Cidasc.
Fonte: Portal Peperi
Mulher fica ferida após ser atropelada na faixa de pedestres no Centro de São Miguel do Oeste
Prefeitura busca formas de ampliar negócios com MEIs de São João do Oeste
UNOESC promove exposição e palestra sobre felinos da fronteira durante o Dia do Meio Ambiente
Prefeitura reforça sinalização viária para aumentar segurança no centro de São José do Cedro
Curso de busca com cães reúne forças de segurança na Praça Central de São Miguel do Oeste
Obras de asfalto na Linha Liso são autorizadas em Guaraciaba
Bairro Andreatta receberá novas obras de pavimentação em São Miguel do Oeste
Prefeitura de SMO autoriza R$ 1,5 milhão em obras de reforma e ampliação em escolas
Polícia Ambiental amplia fiscalização contra a pesca fora do período da piracema
São Miguel promove ação de conscientização contra a violência à pessoa idosa neste sábado
Moção na Câmara pede estudo para construção de Arena Multiuso no Campo Montese
Vereadora solicita estudo para revitalização e melhorias na Avenida Salgado Filho