A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) confirmou nesta quinta-feira, 6, um caso de raiva em um animal de produção em uma propriedade rural no município de Bandeirante.
Em nota oficial, a Cidasc orientou que todos os produtores rurais da região vacinem seus rebanhos imediatamente. As equipes da Cidasc e da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DIVE) estão prestando assistência aos proprietários afetados e implementando todas as medidas sanitárias necessárias para proteger a saúde animal e humana.
Confira a nota:
O Departamento Regional da Cidasc de São Miguel do Oeste confirmou um caso de raiva em animal de produção em uma propriedade do município de Bandeirante. Neste momento, a recomendação é que as propriedades do município vacinem seus rebanhos.
Estes proprietários rurais estão sendo orientados pelas equipes da Cidasc e da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DIVE). Deste modo, todas as medidas sanitárias para resguardar a saúde animal e a saúde humana já foram adotadas.
A transmissão da raiva para humanos acontece quando a pessoa é mordida por animal contaminado (o vírus da raiva presente na saliva entra na circulação sanguínea pelo ferimento). Casos em humanos não são registrados em Santa Catarina desde 2019 e, em caso de ataque por animal, é possível obter atendimento profilático nos postos de saúde.
A melhor forma de prevenção da raiva é a vacinação dos animais herbívoros (bovinos e equinos), que de imediato deve ser priorizada na área indicada pela Cidasc.
Fonte: Portal Peperi
Estrela Vermelha vence Barriga Verde e conquista título municipal aspirante em Bandeirante
Grêmio aproveita expulsão e vence o Coritiba com gol de Gabriel Mec
Cometa vence e assume a liderança do grupo A do Estadual 2026
Motociclista morre e outro fica gravemente ferido na SC-283, em Riqueza
Torneio leiteiro premia produtores e valoriza a bacia leiteira na Efacitus
Jovem de 23 anos é baleado e tem morte cerebral em Campo Erê
Internacional reage duas vezes e arranca empate com o Botafogo no Nilton Santos
PMRv anuncia interdição total na SC-283 entre Arvoredo e Chapecó neste domingo
Motorista provoca série de colisões e abandona veículo em São Miguel do Oeste
Identificado motociclista que morreu em acidente no centro de Saltinho
Efacitus recebe um grande público no segundo dia de feira
Motociclista morre após saída de pista em Saltinho