A Secretaria de Estado da Assistência Social realiza nesta semana capacitação do novo Sistema de Informação para a Infância e Adolescência em Itapiranga. Segunda-feira, 15 e terça-feira, 16, conselheiros tutelares do Extremo Oeste de Santa Catarina participam de atividades. O encontro ocorre na Uceff tendo como público-alvo os conselheiros tutelares dos municípios da região. Participam representantes da Ameosc, Amerios e Amnoroeste.
Durante a capacitação são tratados assuntos como as atribuições e conceitos básicos do Conselho Tutelar, o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte e o Sistema de Informação para Infância e Adolescência.
O Sistema de Informação para a Infância e Adolescência, o Sipia CT busca nova abordagem sobre o tema. Segundo a coordenadora estadual do Sipia CT, Joice Gomes, capacitar os conselheiros tutelares é fundamental para garantir os direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes, já que é no Sipia CT que são registradas e tratadas as informações sobre esse público.
O novo sistema Sipia CT foi pensado para melhorar a utilização da plataforma, dando mais agilidade e efetividade ao trabalho dos conselheiros. Ele registra e trata informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA.
A Coordenadora Estadual do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte, Adriana Kincheski, explica que o programa foi criado pelo governo federal em 2003, mas a partir do ano passado, começou a ser implementado em Santa Catarina. Ela menciona que a demanda é crescente em todo estado, principalmente no Norte.
A Coordenadora explica que a maioria dos casos está relacionada a vulnerabilidade e problemas com os pais. Ressalta ainda que existem muitos envolvidos com criminalidade, sendo ameaçados por facções, geralmente por narcotráfico. Segundo Adriana, a formação desta semana é o primeiro contato dos conselheiros tutelares da região Extremo Oeste com o programa.
Fonte: Portal Peperi
Grêmio sai na frente, mas Bragantino busca empate na Arena
Saer transfere idoso de São João do Oeste para Hospital de Xanxerê em 25 minutos
Lula zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo
Prefeitura de SMO discute com DNIT melhorias no trevo da BR-282 com a SC-163
Réu pela morte de Catarina Kasten depõe em audiência e responde apenas à defesa
Patrimônio de Vorcaro cresceu R$ 1,2 bilhão em um ano, revelam declarações ao IR
Após problemas em Itapiranga, Corpo de Bombeiros lança aplicativo para acionar 193
ADEFISMO realiza assembleia para eleger nova diretoria em São Miguel do Oeste
Começa nesta quinta-feira o Liquida Inverno Iporã