Campanha de Multivacinação atualiza situação vacinal de 385 moradores em Descanso

Por Ricardo Orso, São Miguel do Oeste

Compartilhar
Campanha de Multivacinação atualiza situação vacinal de 385 moradores em Descanso

A Campanha Nacional de Multivacinação 2026 terminou nesta terça-feira, 1º de setembro, com 385 moradores de Descanso que estavam com vacinas em atraso identificados e com a situação vacinal atualizada.

A mobilização teve como foco crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias com doses pendentes, conforme orientação do Ministério da Saúde. Outros moradores também puderam procurar o serviço para verificar e atualizar a vacinação.

Em Descanso, foram realizadas mobilizações municipais nos dias 22 e 29 de agosto. Durante a campanha, ficaram disponíveis as vacinas previstas no calendário de rotina do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme idade, histórico vacinal e necessidade de cada pessoa.

O calendário reúne cerca de 20 imunizações. A aplicação depende da avaliação individual da caderneta e do esquema indicado para cada faixa etária.

Além da procura espontânea, a equipe de saúde realizou busca ativa nominal de crianças e adolescentes com doses pendentes. Os responsáveis foram orientados a procurar a unidade de saúde para regularizar a situação.

Segundo as responsáveis pela Sala de Vacinas, Dirvânia Wronski e Cleide Ciconette, a conferência individual da caderneta permite identificar doses que ainda precisam ser aplicadas.

“A conferência da caderneta é uma ferramenta muito importante para garantir que nenhuma dose seja esquecida”, destaca Dirvânia.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Descanso, enfermeira Débora Magrini, reforça que o acompanhamento deve continuar mesmo após o término da mobilização.

“O cuidado não termina com a campanha. A vacinação é uma ação contínua”, afirma.

Pais e responsáveis podem procurar a Unidade de Saúde durante todo o ano em caso de dúvidas sobre doses, prazos ou vacinas em atraso.

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi