Um flagrante inédito chamou a atenção de pesquisadores e ambientalistas do extremo oeste catarinense. No dia 4 de junho, câmeras instaladas por um projeto de monitoramento ambiental registraram a presença de uma onça-parda (Puma concolor), em área fora de unidades de conservação, em uma área de mata em Campo Erê.
O registro ocorreu em região de mata em Campo Erê, locais onde há décadas não havia comprovação da presença desse tipo de felino em áreas não protegidas. De acordo com o biólogo, professor e pesquisador da Unoesc, Jackson Preuss, o registro representa uma descoberta extremamente significativa para a conservação da biodiversidade.
O flagrante faz parte de um projeto colaborativo entre a Ar Livre Ecoturismo e o Núcleo de Estudos em Vida Selvagem (NEVS), que une turismo, ciência e conservação em prol da fauna regional.
Nas redes sociais, Jackson Preuss, diz que mais do que a simples aparição de um animal silvestre, o registro simboliza a existência de um ecossistema funcional.
Destaca ainda que a presença da onça-parda depende diretamente da preservação de matas, de corredores ecológicos e de uma convivência mais equilibrada entre humanos e vida silvestre.
Para o pesquisador, o momento é de reflexão: “Quando uma onça aparece, não é só ela que ressurge. É um pedaço inteiro do ecossistema nos dizendo que ainda há esperança. Cabe a nós garantir que essa presença não seja um acaso, mas sim um sinal de equilíbrio e continuidade.”
Fonte: Portal Peperi
Grêmio sai na frente, mas Bragantino busca empate na Arena
Saer transfere idoso de São João do Oeste para Hospital de Xanxerê em 25 minutos
Lula zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo
Prefeitura de SMO discute com DNIT melhorias no trevo da BR-282 com a SC-163
Réu pela morte de Catarina Kasten depõe em audiência e responde apenas à defesa
Patrimônio de Vorcaro cresceu R$ 1,2 bilhão em um ano, revelam declarações ao IR
Após problemas em Itapiranga, Corpo de Bombeiros lança aplicativo para acionar 193
ADEFISMO realiza assembleia para eleger nova diretoria em São Miguel do Oeste
Começa nesta quinta-feira o Liquida Inverno Iporã