Foi aprovado nesta quinta-feira, 10, em primeiro turno, pela Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, o Projeto de Lei nº 24/2025, que reconhece como patrimônio histórico e cultural o programa de rádio “Saudades da Querência”. A proposta é de autoria da vereadora Marli da Rosa (PL) e valoriza um dos mais antigos e tradicionais programas do município e do estado de Santa Catarina.
O programa estreou em 12 de maio de 1958, na antiga Rádio Colmeia, hoje Rádio Peperi. A primeira transmissão aconteceu direto da Churrascaria Bela Vista, propriedade do senhor Vendolino Broing. Anos depois, foi apresentado também no salão “Mil e Umas Frestas”, na Cidade Alta, onde hoje funciona o Hospital São Miguel.
A proposta aprovada define como patrimônio não apenas o programa em si, mas todo o acervo audiovisual — vídeos, áudios, fotos e programas gravados — que fazem parte dessa longa história de mais de seis décadas.
Desde o início, “Saudades da Querência” teve como marca registrada a valorização da cultura tradicionalista e da música do sul. Participaram do início do projeto músicos como Hipólito Ribeiro, José Minosso, Leozinho, Roseirinha, Fidélis Pelissari e Tio Quirino. Ao longo dos anos, nomes como Celeste Alves da Silva (Sereninho), Grupo Terra Nativa e Gaiteiro de Ouro enriqueceram ainda mais o elenco.
João Maria Fernandes Brisola, falecido em 2015, assumiu o programa ao lado do fundador Alexandre Tiezerini e comandou a atração por 41 anos. Após sua morte, quem assumiu foi Luis Carlos, que apresentou por mais de 10 anos, e atualmente é apresentado por Natalino Carvalho e Angelin Pereira.
O programa é transmitido aos sábados, das 15h às 16h, e é considerado o mais antigo em atividade no município. Com a aprovação em primeiro turno, o projeto ainda passará por nova votação antes de ser sancionado pelo Executivo municipal.
Fonte: Portal Peperi
35ª Romaria da Linha Aparecida acontece nesta segunda-feira em São Miguel do Oeste
Sara, Kamile e Bruna são eleitas soberanas da 48ª Oktoberfest
1ª Oktoberfest de São Miguel do Oeste será realizada no próximo sábado no Parque da Faismo
Grêmio e Inter empatam o clássico e permanecem juntos no Z-4 do Brasileirão
Mais de 33 milhões de brasileiros não votaram no primeiro turno das Eleições 2026
Incêndio destrói igreja em Treze de Maio, no Sul de SC
Duas pessoas ficam feridas em queda de moto na SC-155, em Xanxerê
Mulher morre e outras três ficam feridas em colisão frontal na SC-480, em Bom Jesus
Deslizamento de terra bloqueia parcialmente a BR-282 em Nova Itaberaba
Bombeiros seguem buscas por criança no Rio Moraes, em São Carlos
Femusmo encerra quarta edição com sucesso e grande público em São Miguel do Oeste
Complexo Jovem reúne grande público na 47ª Oktoberfest em Itapiranga