A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste aprovou, em primeiro turno, o Projeto de Lei 49/2026, que autoriza o uso do transporte escolar municipal por profissionais da educação. A proposta, de autoria da vereadora Ana Flávia Moreira (PT), foi votada nesta terça-feira, 26, e ainda precisa passar por segunda votação antes de seguir para sanção do prefeito.
O texto prevê que professores, gestores, auxiliares, monitores e demais servidores ligados às unidades escolares possam utilizar os ônibus escolares no deslocamento entre a cidade e escolas do interior do município.
De acordo com o projeto, o uso será permitido apenas quando houver assentos vagos nos trajetos já existentes, sem alteração de rotas e sem custos extras aos cofres públicos. A prioridade no transporte continuará sendo dos estudantes.
Na justificativa apresentada à Câmara, Ana Flávia destacou as dificuldades enfrentadas pelos profissionais que trabalham em escolas localizadas no interior.
“Profissionais da educação enfrentam longos deslocamentos e, muitas vezes, precisam arcar com os próprios custos de transporte”, argumentou a vereadora.
Segundo ela, a medida também busca aproveitar melhor a estrutura já existente, utilizando lugares ociosos nos veículos escolares. A parlamentar afirma que a proposta une “economicidade, eficiência administrativa e valorização dos profissionais da educação”.
Hospital São José de Maravilha atendeu 42 vítimas de acidente com ônibus na SC-492
Ônibus de turismo que tombou na SC-492 voltava de Gramado e seguia para o Paraguai
Hospital Regional de SMO recebe cinco vítimas de acidente na SC-492
Ônibus de turismo tomba na SC-492 e deixa três mortos e mais de 40 feridos
Motociclista fica ferido em colisão com carro em Itapiranga
Acidente com saída de pista na SC-163 deixa dois feridos em Itapiranga
Polícia Militar cumpre mandado de prisão por lesão corporal em Itapiranga
Administração de Guaraciaba paga primeira parcela do 13º salário aos servidores
Tarifa dos EUA pode atingir mais de 80% das exportações de SC, aponta Fiesc
Motociclista é atacado por cão em São Miguel do Oeste
Espanha vence a França e avança à final da Copa do Mundo de 2026
Senado aprova novas regras para o frete e retira piso salarial para caminhoneiros