O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste vem registrando um aumento expressivo no número de incêndios florestais às margens das rodovias.
Conforme o comandante do quartel local, sargento Oldair Schmitz, nas últimas duas semanas o número de ocorrências de incêndios foram maiores do que durante o ano de 2023 inteiro. Ele frisa que diariamente a corporação é acionada para realizar o combate ao fogo principalmente em locais como beiras de estradas e lavouras.
Oldair Schmitz destaca que a grande maioria dos incêndios são registrados por ações humanas, seja de forma proposital ou em virtude da falta de cuidados ao realizar a limpeza de locais por meio de queimadas.
O Sargento da Corporação de Iporã do Oeste enfatiza que o calor excessivo que está sendo registrado em nossa região nos últimos dias, aliado à baixa umidade do ar e a vegetação muito seca, são propícios para o início de um incêndio.
Schmitz alerta a população para que redobrem os cuidados ao fazerem fogo em algum local que possua uma vegetação muito seca, em razão do controle do fogo ser muito difícil devido às labaredas se espalharem muito rápido, incendiando outros locais.
O Comandante da Corporação dos Bombeiros de Iporã do oeste, Sargento Oldair Schmitz menciona que qualquer tipo de queimada que não seja autorizada pelos órgãos competentes é crime e acarretará em responsabilização do autor.
Schmitz pede para que as pessoas façam fotos e denunciem os casos de incêndios em vegetação causados propositalmente, através do 190 ou 193.
O sargento destaca que o combate à incêndios florestais e em vegetações é feito por meio do kit Picape, adaptado sobre uma camioneta S10 da Corporação. Ele explica que o kit consiste em um tanque de água de 450 litros, bomba de alta pressão, três lances de mangueiras de 30 metros cada, que espalham as partículas de água com maior pressão.
Schmitz frisa que a corporação conta ainda com um assoprador e bombas costais que auxiliam no controle do fogo.
O Sargento Oldair Schmitz destaca que todos os quartéis dos bombeiros estão se adaptando e adquirindo o kit picape, pelo fato de facilitar o acesso à lavouras e demais locais que não possuem chão firme e que impossibilitam a entrada do caminhão de combate à incêndios.
Oldair Schmitz menciona que o kit além de agilizar o trabalho da equipe de bombeiros, possui um sistema de abastecimento simples, no qual é possível abastecer o tanque de água por meio de hidrante, piscina, açude ou qualquer manancial de água.
O valor do equipamento de acordo com o sargento gira em torno de 50 mil reais.
Fonte: Portal Peperi
Saída de pista deixa motorista ferida na SC-492 entre SMO e Bandeirante
Três cidades concentram 25% dos acidentes de trabalho registrados em SC
Procura por concursos segue alta na região da Ameosc
Preço do diesel em SC cai pela segunda semana após disparada causada por guerra
Ordem de execução é assinada para pavimentação asfáltica da marginal da BR-163 em SMO
Quatro cidades da Serra registram frio abaixo de 0°C em SC
Homem é preso com quase 200 pacotes de cigarros contrabandeados
Homem perde o controle da direção e colide em poste no centro de Itapiranga
Identificado jovem que morreu ao sofrer choque elétrico no interior de Barra Bonita
Rádio Itapiranga completa 63 anos de atividades
Jovem morre ao sofrer choque elétrico no interior de Barra Bonita
Homem sofre choque elétrico e mobiliza helicóptero do SAER em Barra Bonita