O presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta quinta-feira, 03, que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda rebaixar o status da Covid-19 no Brasil de pandemia para endemia.
O debate ocorre depois que países como Dinamarca, Espanha e Reino Unido tomaram a iniciativa. Com a mudança, medidas de segurança, como o uso de máscara, distanciamento social, restrição de acesso a determinados lugares, fechamento de espaços e uso de álcool em gel devem ocorrer de forma pontual.
Desde março de 2020, a Organização Mundial de Saúde classifica que o mundo vive uma pandemia, quando uma doença afeta diversos países e continentes e afeta um grande número de pessoas. Já a endemia é o status de doenças recorrentes, típicas, que se manifestam com frequência em determinada região, mas para a qual a população e os serviços de saúde já estão preparados.
"Em virtude da melhora do cenário epidemiológico e de acordo com o § 2° do Art. 1° da Lei 13.979/2020, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda rebaixar para ENDEMIA a atual situação da COVID-19 no Brasil", informou Bolsonaro em uma rede social.
A discussão oficial com o corpo técnico da pasta deve ter início em quatro a cinco semanas e envolverá as secretarias de saúde dos estados e do Distrito Federal e seus conselhos de saúde. A alteração conta com apoio da Organização Pan-Americana de Saúde, segundo o governo.
Fonte: Portal Peperi
Dois homens são condenados por extorsão em casos do "golpe dos nudes" em Modelo
Detran bloqueia emissão da CNH para motoristas com CPF irregular
Entidades não indicam representantes e Condim está inativo no município
Cavalgada percorre três municípios para homenagear colonizadores de Porto Novo
Governo Federal lança programa com financiamento de motos e bicicletas para entregadores
Filme sobre os bastidores de "Rocky" ganha trailer e estreia em novembro
Toy Story 5 lidera bilheterias de 2026 com arrecadação de R$ 6,2 bilhões
Homem-Aranha: Um Novo Dia estreia nesta quinta no Cine Peperi
Inmet emite alerta vermelho para chuvas intensas no Rio Grande do Sul
FAESC diz que renegociação de dívidas pode aliviar situação dos produtores
Briga entre irmãos termina com um esfaqueado em Cunha Porã
Secretaria de Saúde confirma novo caso de tétano em SMO