Segundo os apicultores Valmir Favretto e Valdemar Orth, de Iporã do Oeste, o setor registrou produtividade abaixo do normal neste ano. Os principais fatores que interferiram na atividade foram o frio e a pouca chuva registrada durante o ano, que pode ser o mais seco da década.
Os apicultores comentam que nesse ano foi registrada a metade da produção de 2020. Eles colheram o que foi produzido e salientam que agora apenas resta esperar a época do florescimento do eucalipto para a produtividade voltar a crescer.
Conforme Valmir e Valdemar, mesmo com a proximidade do verão, o frio no início da manhã afeta as abelhas, pois elas não saem cedo e as flores não se abrem para que as abelhas possam coletar o néctar. Os apicultores de Iporã do Oeste explicam que a temperatura mínima para a abelha coletar o melhor néctar é de 20 graus.
Valmir Favretto e Valdemar Orth reiteram que nesse ano não morreu nenhuma abelha, porém elas produziram praticamente nada, e se o apicultor não fizer o manejo com cautela, perde todo enxame. Além da queda da produtividade, os apicultores relatam que nesse ano as abelhas estiveram mais agressivas, o que demandou maiores cuidados dos produtores.
Fonte: Portal Peperi
Tarifa dos EUA pode atingir 72% das exportações de SC, aponta estudo
Procon de SMO esclarece que não recebe denúncias de violência doméstica
Praça de São José do Cedro recebe melhorias para ampliar lazer e convivência da comunidade
Delegado alerta para sinais de violência contra a mulher e reforça prevenção ao feminicídio
Itapiranga possui sete idosos institucionalizados por abandono e negligência de familiares
Itapiranga terá parcerias na exposição de animais na Efrait
Coordenadora detalha mobilização do Hospital Regional após tragédia na SC-492
São Miguel do Oeste abre chamada pública para contratação temporária de professores
74 municípios de SC têm menos eleitores do que em 2022
Mais de 3 mil imóveis seguem sem energia após temporal no Vale do Itajaí
Brasil registra mais de 27 mil mortes em acidentes de trabalho em dez anos
Turista holandês morre após embarcação virar durante passeio nas Cataratas do Iguaçu