A suspensão da aplicação de agrotóxicos à base de fipronil por pulverização foliar em área total no Brasil é uma conquista para os apicultores. Em Santa Catarina, a proibição ocorreu ainda em 2021, enquanto a nível nacional, a medida cautelar foi publicada pelo Ibama no dia 29 de dezembro de 2023, no Diário Oficial da União.
O presidente da Associação dos Apicultores de Iporã do Oeste, Daniel Giehl, destacou que após a suspensão em 2021, houve diminuição de aproximadamente 70% no número de intoxicações de caixas de abelhas no estado. Antes da proibição, eram registradas mortes de colmeias inteiras, já que as abelhas polinizavam as plantas e levavam o material tóxico para as caixas.
O fipronil
O fipronil é um ingrediente ativo de vários agrotóxicos, utilizado no controle de pragas em diversas culturas. Segundo o Ibama, estudos científicos e relatos de diversas partes do mundo indicam que o produto é tóxico para abelhas. O comunicado justifica a medida com base no “direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado” e no “princípio da precaução”. Os titulares de registro de produtos que contenham fipronil como ingrediente ativo têm prazo de 90 dias, contados a partir da publicação do comunicado, para publicar folheto complementar, etiqueta ou outro meio eficaz, com a frase de advertência:
“Este produto é tóxico às abelhas. A aplicação aérea não é permitida. A pulverização foliar não dirigida ao solo ou às plantas, ou seja, aplicações em área total, não é permitida. Não aplique este produto em época de floração, nem imediatamente antes do florescimento ou quando for observada visitação de abelhas na cultura. O descumprimento dessas determinações constitui crime ambiental, sujeito a penalidades cabíveis e sem prejuízo de outras responsabilidades.”
A suspensão vale até que o Ibama conclua a reavaliação ambiental do fipronil. O processo começou em setembro de 2022.
Fonte: Portal Peperi
Três réus vão a júri por homicídio e duas tentativas em Anchieta
SC registra 2,4°C nesta sexta e terá risco alto de temporais no fim de semana
Homem é preso com cerca de uma tonelada de maconha e armas em SC
Venda de bebidas alcoólicas estará liberada em SC no dia das eleições
Motociclista fica ferido em colisão com carro no centro de Itapiranga
AMEOSC tem 137,8 mil eleitores e quase 20 mil estão em faixas etárias de voto facultativo
Balsa retoma travessia entre Itapiranga e Barra do Guarita
Motorista é preso com medicamentos e anabolizantes contrabandeados em Saltinho
Travessia entre Itapiranga e Barra do Guarita é interrompida
Caminhada do Outubro Rosa reúne mulheres no centro de Itapiranga
Mulher fica ferida em acidente entre carro e caminhão em Mondaí
São Miguel tem mais de 32 mil eleitores, 101 urnas e 15 locais de votação nas eleições