A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, distribuição, importação e uso das canetas emagrecedoras Gluconex e Tirzedral no Brasil. Os dois produtos vinham sendo trazidos do Paraguai.
As marcas são versões de tirzepatida, princípio ativo desenvolvido e registrado pela farmacêutica Eli Lilly no medicamento Mounjaro. No Brasil, a empresa detém a patente da substância, válida até 2036, o que significa que apenas ela pode produzir e comercializar medicamentos à base desse composto no país.
No entanto, o que a Anvisa alerta é que as duas marcas não têm a empresa identificada e não têm registro no Brasil. Por isso, são considerados irregulares. A agência alerta que, por serem de origem desconhecida, não há garantia sobre a composição, a qualidade ou a segurança dessas canetas.
Nas redes sociais, há várias publicações, principalmente em contas sobre importações do Paraguai, anunciando a venda desses medicamentos. Agora, eles são proibidos e não podem mais entrar no país.
A Anvisa afirma que tem intensificado ações de fiscalização para conter a entrada de produtos sem registro no país, especialmente medicamentos para emagrecimento, que têm alta demanda e circulação em mercados paralelos.
O caso ocorre em um momento de expansão desse tipo de tratamento. Recentemente, caiu a patente da semaglutida — substância usada em medicamentos como Wegovy e Ozempic — o que abriu espaço para a entrada de novos fabricantes. Atualmente, a Anvisa analisa ao menos 17 pedidos de registro de canetas com esse princípio ativo, incluindo propostas de empresas nacionais.
Fonte: G1
Colegiado de Secretários de Agricultura terá ampla pauta em encontro em São João do Oeste
ACISMO realiza segunda turma de workshop sobre inteligência artificial em SMO
Projeto aprovado na Alesc prevê pagamento de R$ 100 por javali abatido em SC
Edital da Lei Aldir Blanc destina mais de R$ 356 mil para projetos culturais em SMO
Fortes ventos provocam falta de energia em bairros de São Miguel do Oeste; Celesc orienta população
Reunião define detalhes do Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro em São Miguel do Oeste
Proerd forma 76 alunos em São João do Oeste
Polícia Ambiental forma alunos do programa Protetor Ambiental Crianças em Itapiranga
São João do Oeste finaliza preparativos para a 16ª Deutsche Woche
Mudança no CNPJ não altera cadastro de empresas já existentes, afirma presidente do Sindicont
Colheitadeira pega fogo em propriedade no interior de Palma Sola
Polícia Civil prende suspeito por crimes cibernéticos em Cunha Porã