A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) prevê aprovar até oito novas canetas para emagrecimento até o fim de 2026. A medida deve ampliar a concorrência entre os fabricantes, reduzir os preços dos medicamentos e fortalecer o mercado regularizado.
Atualmente, das 24 canetas incluídas no edital de priorização publicado pela agência em agosto do ano passado, seis já receberam autorização para comercialização, cinco tiveram o registro negado e outras 13 seguem em análise.
Segundo o diretor-presidente da Anvisa, Leandro Safatle, um dos pedidos deve ser concluído ainda neste mês e apresenta boas perspectivas de aprovação. Outros sete processos protocolados neste semestre têm previsão de análise até dezembro, enquanto cinco aguardam o início da avaliação.
Para acelerar os registros, a Anvisa adotou um modelo de avaliação otimizada, permitindo que diferentes equipes analisem simultaneamente os processos, sem alterar os critérios de segurança, eficácia e qualidade exigidos.
A agência também afirma que o aumento da oferta de medicamentos regularizados ajudará a reduzir o mercado clandestino de canetas para emagrecimento, frequentemente introduzidas no país sem registro sanitário e transportadas sem controle adequado de temperatura.
Além da fiscalização realizada em parceria com a Polícia Federal, Receita Federal e Polícia Rodoviária Federal, a Anvisa avalia que o aumento da concorrência, impulsionado pelo fim da patente do Ozempic neste ano, deve ampliar o acesso aos tratamentos para obesidade e diabetes.
Liquida São Miguel movimenta a cidade e região neste fim de semana
São José do Cedro prepara instalação de lombadas físicas na via periférica da BR-163
Confira os bastidores do debate da Peperi com candidatos ao governo de SC
Colisão entre carro e moto deixa dois mortos na SC-480, em Chapecó
Medidas do governo federal somam R$ 271 bilhões em 2026, aponta levantamento
Candidatos ao governo apresentam propostas sobre nove temas no debate da Peperi
Aneel projeta aumento de 9,4% na conta de luz em 2026
Candidatos ao governo de SC apresentam trajetórias na abertura do debate da Peperi
Candidatos não podem ser presos a partir deste sábado, exceto em flagrante
Liquida São Miguel segue neste sábado com shows e atrações gratuitas
Começa debate da Rede Peperi com candidatos ao governo de SC
Grêmio projeta até 52 mil torcedores para estreia de Renato contra o Palmeiras