O plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou, nesta terça-feira, 7, dois projetos de lei que alteram regras do Programa Universidade Gratuita e do Fundo Estadual de Apoio à Educação Superior Catarinense (Fumdesc). As propostas são de autoria do governo do Estado e agora seguem para sanção do governador Jorginho Mello (PL).
Segundo o Executivo, as mudanças buscam reforçar a fiscalização e a governança dos programas. Entre os principais pontos, está a criação de uma comissão estadual com representantes da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Casa Civil, instituições de ensino e estudantes. A equipe será responsável por acompanhar e fiscalizar os recursos utilizados.
Além disso, os critérios para concessão das bolsas passam a considerar análise de renda e patrimônio dos candidatos, com o objetivo de identificar o grau de vulnerabilidade social.
O Projeto de Lei Complementar (PLC) 21/2025, que trata do Universidade Gratuita, foi aprovado com um voto contrário, do deputado Matheus Cadorin (Novo). Já o PL 671/2025, que altera o Fumdesc, teve aprovação unânime.
Durante a votação, o deputado Marquito (Psol) criticou a retirada de uma emenda que previa reserva de bolsas para pretos, pardos e indígenas. Ele disse que levará o tema para debate com o governo.
Desde 2023, mais de 50 mil estudantes foram beneficiados pelo Universidade Gratuita — mais de 80% vieram da rede pública.
Fonte: Portal Peperi
Comércio aposta em promoções e registra movimento intenso no Dia dos Namorados em SMO
Summit Empresarial CDL 2026 atinge 70% dos ingressos vendidos
Polícia mira organização criminosa no Oeste de SC e cumpre 16 mandados de prisão
Mulheres em tratamento de câncer iniciam atividades em grupo em Itapiranga
TJSC investiga possível atentado contra desembargadora de operação que prendeu 17 prefeitos
PM apreende garrafas de vinho em ação contra o descaminho em Dionísio Cerqueira
Quatro pessoas são presas por tráfico de drogas em São Miguel do Oeste
Mário Motta consegue assinaturas suficientes para instalar CPI do cão Orelha na Alesc
El Niño é oficialmente confirmado e pode ser um dos mais intensos desde 1950
Eduardo sugere nome de deputada catarinense como vice de Flávio Bolsonaro
Identificado detento encontrado morto em presídio de São Miguel do Oeste
Coreia do Sul vira contra a Tchéquia e estreia com vitória na Copa do Mundo