Uma avaliação preliminar da MetSul Meteorologia indica que o tornado que atingiu o Noroeste do Rio Grande do Sul na tarde de terça-feira, 28, pode ter registrado ventos de até 300 km/h. A Defesa Civil informou que a classificação oficial do fenômeno ainda depende de uma análise técnica dos danos.
Os municípios mais atingidos foram Senador Salgado Filho, Giruá, Santo Cristo e Cândido Godói. Casas, galpões, empresas, silos, armazéns e outras estruturas agrícolas ficaram destruídos ou sofreram danos severos.
O tornado também deixou moradores feridos. Segundo a MetSul, as vítimas apresentaram principalmente cortes e contusões causados pelo desabamento de estruturas e por destroços lançados pela força dos ventos.
Além da destruição, houve interrupção no fornecimento de energia elétrica e bloqueio de rodovias devido à queda de árvores e postes. Equipes de emergência trabalharam durante a noite e nesta quarta-feira, 29, na liberação dos acessos e no início da recuperação das áreas atingidas.
A MetSul avalia que os danos são compatíveis com um tornado de categoria F3, com ventos entre 254 km/h e 332 km/h. A empresa ressalta que a classificação poderá ser alterada após a conclusão da vistoria técnica realizada pelos órgãos competentes.
Segundo a empresa, o tornado foi provocado por uma supercélula, formada pela combinação de calor, umidade, avanço de uma frente fria e mudanças na velocidade e direção dos ventos.
Morador relata estragos causados por tempestade que arrancou galpão no interior de Belmonte
Imagens mostram estragos causados por temporal em Paraíso
Temporal danifica estrutura de creche no bairro São Luiz em São Miguel do Oeste
Regional de Educação de Itapiranga aguarda avalição estadual para definir capacitações
Prefeitura alerta para falta de água no interior de Itapiranga
Três vacas morrem eletrocutadas durante temporal em Iporã do Oeste
Cemitério São Miguel e Almas espera mais de 5 mil visitantes no Dia de Finados
Temporal pode ter destelhado mais de 100 casas em Paraíso
Paróquia de Itapiranga realiza bênção dos túmulos no Dia de Finados
Temporal destelha galpões e atinge propriedades rurais em Belmonte
Missa de Finados reúne fiéis na Igreja Matriz de São Miguel do Oeste
Temporal deixou cerca de 59 mil unidades sem energia na região, informa Celesc