O orçamento de R$ 1,9 milhão para a Secretaria de Agricultura no ano de 2025 não será suficiente para atender as demandas. São 18 programas de incentivo à produção agrícola. Despesas que não estavam previstas também exigem novo planejamento das atividades.
Conforme o Vice-prefeito e Secretário da Agricultura, Orlando Royer, será preciso estabelecer prioridades. Ele lembra que os 18 programas de incentivo à produção agrícola passam por avaliação e ajustes. Segundo ele, o atual governo criou o incentivo de terraplenagem gratuita para empreendimentos que visam atividades agrícolas, como avicultura, produção de leite e suinocultura.
Um programa que vai demandar volume significativo de recursos é de recolha de carcaças de animais. Este investimento não estava previsto, pois o sistema foi implantado neste ano. O Vice-Prefeito, Orlando Royer relata surpresa logo no primeiro mês de recolha. O município registrava média de 50 bovinos enterrados por mês, porém com a recolha de carcaças, foram mais de 80 animais registrados em março.
O município paga 100% do valor cobrado pela empresa que presta este serviço. Royer ressalta que a recolha de carcaças tem alto custo, porém é o sistema mais adequado e com grande benefício ambiental. O Secretário menciona que os produtores já possuem o prejuízo com a morte do animal e por isso a Prefeitura banca as despesas com a recolha da carcaça.
Já o bônus agrícola tem nova forma de cálculo ampliando os valores disponibilizados aos produtores rurais. O Secretário da Agricultura de São João do Oeste ressalta que tudo é feito em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. Orlando Royer menciona ainda o programa de mudas de hortaliças, com 50 mudas por mês por residência. A recolha de lixo no interior teve grande volume de materiais na primeira coleta do ano.
A partir de agora as recolhas passam a ser a cada dois meses, anteriormente eram trimestrais. De acordo com Royer, o município também avalia o programa de recuperação da mata ciliar. Segundo ele, a ação foi positiva no Rio Dourado, na comunidade de Ervalzinho, onde o projeto teve início. Ele considera importante fortalecer o trabalho nas margens dos rios Fortaleza, Macuco e Jundiá, além do isolamento de córregos pequenos e nascentes.
O Vice-Prefeito de São João do Oeste chama atenção para a apresentação do movimento econômico de 2024. Será às 14h de quinta-feira, 10, na sala de reuniões da prefeitura. Segundo Orlando Royer, será feita a apresentação detalha dos resultados já obtidos. O município registrou pequeno crescimento no movimento econômico no ano passado.
O Secretário ressalta que as ações desenvolvidas em diferentes programas ocorrem em parceria com o CMDR, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. Já está sendo planejada a segunda reunião com integrantes do Conselho. De acordo com Royer será preciso trabalhar com o orçamento estabelecido pela administração anterior, com valor inferior a R$ 2 milhões. Ele projeta uso de recursos livres e de outros setores para atender as prioridades da agricultura.
Fonte: Portal Peperi
Estrela Vermelha vence Barriga Verde e conquista título municipal aspirante em Bandeirante
Grêmio aproveita expulsão e vence o Coritiba com gol de Gabriel Mec
Cometa vence e assume a liderança do grupo A do Estadual 2026
Motociclista morre e outro fica gravemente ferido na SC-283, em Riqueza
Torneio leiteiro premia produtores e valoriza a bacia leiteira na Efacitus
Jovem de 23 anos é baleado e tem morte cerebral em Campo Erê
Internacional reage duas vezes e arranca empate com o Botafogo no Nilton Santos
PMRv anuncia interdição total na SC-283 entre Arvoredo e Chapecó neste domingo
Motorista provoca série de colisões e abandona veículo em São Miguel do Oeste
Identificado motociclista que morreu em acidente no centro de Saltinho
Efacitus recebe um grande público no segundo dia de feira
Motociclista morre após saída de pista em Saltinho