A eleição para a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), marcada para este sábado, 1°, não deve trazer surpresas. Segundo o deputado estadual Fabiano da Luz (PT), há um acordo entre os partidos para eleger Júlio Garcia (PSD) como presidente da Casa.
Em entrevista à rádio Peperi, Fabiano afirmou que não vê possibilidade de mudanças no cenário. Ele também mencionou que o governador Jorginho Mello (PL) tentou intervir no processo para garantir a presidência para seu partido, mas os demais partidos já haviam selado um entendimento em torno do nome de Júlio Garcia.
Além da presidência, os demais cargos da Mesa Diretora ainda estão sendo negociados. A composição inclui dois vice-presidentes e três secretários. De acordo com Fabiano da Luz, o PL e o MDB devem ocupar as vice-presidências, enquanto o PT ficará com uma das secretarias. O partido já decidiu que o deputado Padre Pedro Baldissera fará parte da nova Mesa Diretora.
Além disso, o PT também assumirá a presidência de duas comissões estratégicas da Casa: a Comissão de Educação e a Comissão de Saúde.
A nova configuração da Alesc promete uma postura mais crítica em relação ao governo de Jorginho Mello. Segundo Fabiano da Luz, a presidência de Júlio Garcia pode acirrar o embate entre oposição e a base governista, especialmente porque 2026 será ano eleitoral.
O parlamentar também afirmou que os deputados devem aumentar a fiscalização sobre o governo, citando como exemplo supostas compras feitas sem licitação. A expectativa é que a atuação parlamentar se torne mais rigorosa e combativa nos próximos meses.
Fonte: Portal Peperi
Programa Viva Bem do Hospital Regional destaca a nova Unidade de Terapia Intensiva
Prefeitura encaminha à Câmara projeto que cria o programa Valoriza Comunidade em SMO
Acidente entre carro e moto deixa dois jovens gravemente feridos na SC-492
Polícia descarta prisão e investiga morte de criança de 4 anos atacada por rottweiler em SC
Estudante de medicina de SC assassinada no Paraguai queria ser pediatra e mãe
Motorista foge da PM e abandona carro com quase 100 kg de maconha em Campo Erê
Circuito FIESC chega a SMO para aproximar indústrias e sindicatos do Extremo Oeste
Tiros e confusão em bar mobilizam PM no centro de Maravilha
Homem é preso por tráfico de drogas em Maravilha
Homem é preso ao agredir companheira no centro de SMO
Homem é preso por agressão e ameaça contra companheira em SJCedro
Adolescente é flagrado pilotando ciclomotor irregular e veículo é apreendido em SMO