“O catarinense tem o empreendedorismo no seu DNA. É um povo que gosta de trabalhar, de inovar, e sobretudo de ter seu próprio negócio. É por isso que o Governo do Estado vem facilitando a vida do empreendedor, oferecendo crédito subsidiado, simplificando o processo de abertura de empresas, não aumentando impostos e melhorando o ambiente de negócios. Com o Estado sendo um parceiro, Santa Catarina vai continuar crescendo acima da média nacional”, afirmou o governador Jorginho Mello.
O volume de 98.892 novas empresas abertas em 2025 corresponde ao saldo final, ou seja, o volume de empresas constituídas no período (204.414) menos o de empresas extintas (105.522). Considerando apenas o volume de empresas constituídas neste ano, se destacam a participação de sócias mulheres (109.929) bem como de jovens entre 21 e 30 anos (82.271). Além disso, o avanço fez o estado chegar a 1,57 milhão de empresas ativas em Santa Catarina.
Setores de transporte e de comércio são destaque na abertura de empresas
O saldo de 98.892 empresas abertas em 2025 corresponde a diversos setores econômicos. A liderança é do setor de transporte e armazenagem, com 14.377 novos CNPJs, seguido do setor de comércio e reparação de veículos, com 12.716. Na sequência aparecem os setores de atividades administrativas e serviços complementares (11.885), construção civil (10.191) e indústria da transformação (9.335), entre outros setores.
“A atividade econômica de Santa Catarina é a que mais cresce no país, com avanço de 6,1%. Essa pujança da nossa economia é fundamental para criar oportunidades de trabalho e de empreendedorismo. Apesar de um cenário desafiador a nível nacional e internacional, Santa Catarina mostra que é diferenciada e muito competitiva, fruto da competência do nosso setor produtivo”, destacou o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck.
Do volume de 98.892 empresas abertas em 2025, a maior parte é de micro e pequenas empresas. Os Microempreendedores Individuais (MEIs) respondem por 81.013. Já as empresas de sociedade limitada (LTDA) são 29.420, as sociedades anônimas (S/A) somam 208 e as cooperativas 79. A figura jurídica de Empresário Individual (EI), que está sendo substituída pelos MEIS, acumula retração de 11.879.
Medidas para facilitar a abertura de empresas
O Governo de Santa Catarina atua para desburocratizar o ambiente de negócios e facilitar a abertura de empresas. O Programa SC Bem Mais Simples, por exemplo, prevê um convênio com as prefeituras para integrar informações e agilizar a emissão de consultas, vistorias e pedidos de viabilidade. Em outra frente, a Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc) ampliou o uso de Inteligência Artificial na análise de processos. Ou seja, acelerando a análise e emissão de documentos.
Outra novidade é a possibilidade de abertura de empresas pelo WhatsApp. A ferramenta funciona assim: o empreendedor inicia uma conversa no WhatsApp com o número (48) 3665-5924 e solicita um dos serviços disponíveis. O sistema da Jucesc vai interagir com o empreendedor de forma automática, fazendo perguntas e coletando as respostas, e ao final emitirá o documento oficial solicitado.
Nesta primeira fase, a abertura de empresas contemplará apenas CNPJs de micro e pequeno porte, como, por exemplo, empresário individual (EI) e sociedade limitada unipessoal. A emissão de certidões simplificadas também já está em funcionamento. A Jucesc vai incluir demais serviços nos próximos meses.
Fonte: Portal Peperi
Sindicato Rural de Itapiranga amplia benefícios aos associados
FEMUSMO define classificados da Categoria Estudantil em SMO
Epagri identifica enfezamento da cigarrinha do milho em lavouras da região
Tarifa de pedágio sobe para R$ 5,90 em quatro praças da BR-101 em SC
PGR defende retirada de sigilo de processo sobre pagamentos de Vorcaro
Mulher morta em Maravilha é identificada; marido é preso suspeito do crime
Som alto termina com equipamentos apreendidos pela PM em São José do Cedro
Motorista de aplicativo morre após colisão na BR-282 em Maravilha
Polícia Civil autua motorista por tentativa de homicídio após colisão na BR-163
Fachin avalia antecipar voto sobre investigação contra Moraes no STF
Comércio de Itapiranga registra um a cada cinco consumidores em situação de inadimplência
Polícia suspeita de incêndio criminoso em veículo em Dionísio Cerqueira