Municípios do Extremo Oeste possuem grande envolvimento. A Oktoberfest de Itapiranga também terá comemoração pelo bicentenário da chegada dos alemães em território brasileiro. André Klunk integra a Comissão Estadual que cuida das comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. Na semana passada ele esteve em Florianópolis acompanhando vários eventos e participando de debates sobre a importância desta data.
A Fundação Catarinense de Cultura, por meio da Comissão do Programa de Comemoração do Bicentenário trabalha neste ano para celebrar dois séculos da chegada da primeira leva representativa de imigrantes alemães em terras brasileiras. A cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Nos anos seguintes, a história registra outras sucessivas vindas de imigrantes alemães ao país.
Integrante da Comissão Estadual de Comemoração do Bicentenário, André Klunk, considera importante os municípios da região insistirem na divulgação dos títulos que possuem. De acordo com ele, os debates em Florianópolis costumam dar destaque a grandes cidades. Ele menciona que São João do Oeste detém o título de capital da língua alemã e município mais alfabetizado.
Outros aspectos da cultura germânica e religiosidade merecem destaque como a maior igreja construída em madeira. André Klunk afirma que é preciso reforçar sempre a condição de Itapiranga ser o Berço Nacional da Oktoberfest, além de destacar o grupo de danças de linha Presidente Becker, como o mais antigo em atividade no Brasil.
Fonte: Portal Peperi
Itapiranga define ações de combate à violência contra crianças e adolescentes
Dia Internacional da Dança é marcado por apresentações em Itapiranga
Falta d’água atinge bairros altos de São José do Cedro durante melhorias na rede
Veículo furtado da Prefeitura de Paraíso é recuperado quase um ano depois no Paraná
Cavalo “chora” em velório do dono e emociona família em Blumenau
Menino de 7 anos morre em capotamento de automóvel na BR-282
Estudante de Medicina morta no Paraguai foi estrangulada por ex-namorado brasileiro, diz MP
Carreta carregada com farinha de trigo pega fogo na SC-305 em São Lourenço do Oeste
Relator no Conselho de Ética vota para suspender Zé Trovão e mais dois deputados por motim na Câmara
CRAS de Guaraciaba recebe grande quantidade de doações na Campanha do Agasalho
Prefeitura de SMO abre inscrições para bônus rural a partir de 1º de maio
STF aceita denúncia e torna Gustavo Gayer réu por injúria contra Lula