A Vigilância Sanitária de Iporã do Oeste está trabalhando no mapeamento das fossas sanitárias irregulares no perímetro Urbano. Conforme o Fiscal Sanitário Antônio Marcos Jagueseski, a ação tem por objetivo identificar os imóveis que não estão de acordo com o Marco Legal do Saneamento Básico, uma lei federal que entrou em vigor em 2020.
Jagueseski frisa que cerca de 50 por cento do mapeamento no perímetro urbano já está concluído. A previsão de término do mapeamento é até o final do ano.
Antônio Jagueseski destaca que posteriormente será iniciada a fiscalização dos locais que não estão de acordo com o Código de Obras e Código Sanitário do Município, sendo então emitida uma notificação ao proprietário do imóvel, que terá um prazo para realizar a adequação e regularização do sistema de esgotamento sanitário.
Antônio Jaguezeski ressalta que a regularização das fossas sanitárias nos imóveis rurais também será exigida futuramente, pois a maioria ainda não atende às especificações da Lei Ambiental em vigor. O agente fiscal da Vigilância Sanitária de Iporã do Oeste explica que as fossas sanitárias devem ser compostas por tanque séptico, filtro anaeróbico e sumidouro.
Jagueseski observa que somente na cidade de Iporã do Oeste existem cerca de 800 imóveis com fossas irregulares, nos quais os proprietários terão que fazer as adequações para cumprir a Lei.
O Fiscal Sanitário de Iporã do Oeste Antônio Jagueseski destaca que a liberação de novos comércios, mudanças de endereço ou modificações nos estabelecimentos já instalados só será feita mediante a regularização das fossas sanitárias ao modelo aprovado pela Legislação em vigor.
Eventuais sistemas alternativos são liberados no caso de ser identificada alguma peculiaridade que impeça a instalação do sistema padrão no imóvel.
O agente fiscal pontua que a Vigilância Sanitária está à disposição para esclarecer as dúvidas sobre as regularizações nos sistemas de esgotamento sanitário. O atendimento ocorre em uma sala junto à Unidade Básica de Saúde.
Fonte: Portal Peperi
Postos de combustíveis de Itapiranga registram falta de óleo diesel comum
ACEPRO promove brechó solidário neste sábado em São José do Cedro
CASAN orienta moradores sobre limpeza de fossas em Descanso
Vereadores pedem reforço na iluminação do trevo da BR-282 com a SC-163
Bolsonaro está em UTI com broncopneumonia bacteriana, diz boletim
STF forma maioria para manter prisão de Vorcaro
Corpo de homem seminu é encontrado em frente à residência, em Iporã do Oeste
Cine Peperi faz promoção especial para o filme “Pânico 7” em São Miguel do Oeste
Fux acompanha Mendonça e STF tem dois votos para manter Vorcaro preso